Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921826
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Abr-2012
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, P. H. S. da
CASTRO, M. de J. P. de
BARRETO, A. L. H.
Informaçães Adicionais: PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA, CPAMN; MARIA DE JESUS PASSOS DE CASTRO, UNESP; ANA LUCIA HORTA BARRETO, CPAMN.
Título: Toxicidade do óleo essencial de Piper tuberculatum Jacq. (Piperaceae) sobre adultos de Cerotoma arcuatus (Oliv.) (Coleoptera: Chrysomelidae).
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NATURAIS, 5., 2011, Jaguariúna. [Anais...]. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2011.
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cerotoma arcuatus
Piper tuberculatum
Inseticida botânico
Conteúdo: Os efeitos tóxicos de óleos essenciais sobre insetos têm sido estudados com frequência. Plantas da família Piperaceae possuem propriedades inseticidas devido à presença de substâncias como a piperina, dilapiol e linolol. O crisomelídeo Cerotoma arcuatus (Oliv.) é uma praga importante de várias culturas. No feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) esse inseto se alimenta das folhas e transmite virose em todas as fases da cultura, sendo necessárias aplicações de inseticidas para seu controle. Na busca por alternativas ao controle convencional desse inseto, avaliou-se a toxicidade do óleo essencial de Piper tuberculatum na sobrevivência de adultos de C. arcuatus. Realizou-se um teste em laboratório (T: 25±1 ºC; U.R.: 60±10 % e Fotofase: 12h) de exposição dos insetos ao óleo essencial nas concentrações de 0,0001; 0,001; 0,01; 0,1 e 1%, utilizando-se como solvente acetona e uma testemunha (acetona) as quais foram aplicadas sobre um disco de papel filtro que, após a volatilização da acetona, foi colocado em uma placa de Petri de 6 cm de diâmetro. Em cada placa foram colocados cinco adultos. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com quatro repetições. Os dados de mortalidade após 48 h da aplicação do óleo foram submetidos a uma análise de regressão. O óleo essencial de P. tuberculatum mostrou-se tóxico para adultos de C. arcuatus com resposta linear crescente. O índice de mortalidade do inseto em torno de 16,19 % foi observado na concentração de 0,1% chegando a 100% de mortalidade na concentração de 1%.
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
44PAULO.pdf57,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace