Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921904
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Abr-2012
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: GATO, R. F.
MATOS, L. M. S. de
KATO, O. R.
AZEVEDO, C. M. B. C. de
CERQUEIRA, J. G.
CERQUEIRA SEGUNDO, E. F.
ANDRADE, J. P. de
Informaçães Adicionais: RUBENISE FARIAS GATO, APOSENTADA CPATU; LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; JULIANA GATTO CERQUEIRA, BOLSISTA CNPQ; EDUARDO FERNANDES CERQUEIRA SEGUNDO, ESTAGIÁRIO CPATU; JOSIELE PANTOJA DE ANDRADE, ESTAGIÁRIA CPATU.
Título: Demanda de informação em sistemas agroflorestais para agricultura familiar sustentável no Nordeste paraense.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 8., 2010, São Luís. Agricultura familiar: crise alimentar e mudanças climáticas globais: anais. São Luís: SBSP, 2010.
Páginas: p. 227-238.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Demanda de informação
Divulgação científica
Sistema agroflorestal
Tipitamba.
Conteúdo: Práticas alternativas começam a ser vistas como uma garantia de preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar. O uso de sistemas alternativos para recuperação de áreas degradadas e/ou abandonadas é fundamental para alcançar sustentabilidade de unidades de produção familiar rurais, com propostas tecnológicas e baseadas no conhecimento e uso racional dos recursos naturais. Disponibilizar alternativas sustentáveis à recuperação de áreas degradadas com agricultura e pastagens com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia foi objetivo do projeto ?Desenvolvimento e Validação de Estratégias Participativas de Recuperação de Áreas Agrícolas e Pastagens Degradadas na Amazônia?, componente da Sub-Rede RECUPERAMAZ. Para viabilizar o processo de divulgação científica dos resultados de pesquisa, foi realizada uma ação de identificação de demanda por informação, aplicando-se metodologia apropriada e adaptada, para 81 agricultores familiares, representantes de 16 associações comunitárias rurais, distribuídos entre os municípios de Igarapé-Açu, Mãe do Rio e Concórdia do Pará, região Nordeste Paraense. Os resultados indicam que os agricultores apresentam um perfil que facilita o processo de divulgação dos resultados de pesquisas, com maior ou menor habilidade para uso de diferentes mídias e fontes. Demonstram interesse em ?novos? conhecimentos, i.e. através das informações fornecidas por técnicos, pelas instituições governamentais e não-governamentais entre outros e demandam informações relacionadas às suas práticas agrícolas cotidianas para soluções de diferentes problemas.
Thesagro: Agricultura Familiar
Agricultura Sustentável.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
demanda.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace