Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/925048
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agroindústria Tropical - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 21-Mai-2012
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: XAVIER, F. A. da S.
TAVARES, R. de C.
MARQUES, G. V.
MIRANDA, F. R. de
OLIVEIRA, T. S. de
Informaçães Adicionais: FRANCISCO ALISSON DA SILVA XAVIER, CNPMF; Rodrigo de Castro Tavares, UFV; Gleidson Vieira Marques, UFERSA; FABIO RODRIGUES DE MIRANDA, CNPAT; Teógenes Senna de Oliveira, UFC.
Título: Efeitos da irrigação localizada na granulometria e em atributos químicos de um Neossolo Quartzarênico cultivado com coqueiro anão.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 43, n. 1, p. 55-63, 2012.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cocos nucifera
Fertirrigação
Perímetro irrigado
Salinização
Solo arenoso
Conteúdo: Objetivou-se avaliar o efeito da irrigação localizada sobre a granulometria, pH e teores de nutrientes de um Neossolo Quartzarênico cultivado com coqueiro anão em área de perímetro irrigado no estado do Ceará. O estudo foi conduzido no campo experimental da Embrapa Agroindústria Tropical/CNPAT, situado no município de Paraipaba, CE. Foram selecionadas e amostradas duas áreas sob fertirrigação utilizando microaspersores do tipo difusor e rotativo. Comparações foram feitas entre pontos definidos na área sob influência da irrigação e pontos fora da área de alcance do microaspersor. Amostras de solo foram coletadas nas distâncias horizontais de 0,30; 0,60; 0,90; 1,20; 1,50; 1,80; 2,10; 2,40 e 2,70 m a partir da planta, nas profundidades de 0-10; 10-20; 20-30; 30-40 e 40-50 cm. Foram quantificados os teores de areia, silte e argila; os teores de Ca2+, Mg2+ e K+ trocáveis, P disponível, pH e a condutividade elétrica do extrato de saturação. Na área do emissor tipo difusor ocorreu aumento significativo de 1% nos teores de argila em subsuperfície, o que pode estar associado ao processo de dispersão das argilas pela presença de Na+ trocável na água de irrigação. A irrigação favoreceu acúmulo de Ca2+, Mg2+ e P disponíveis nas proximidades dos microaspessores em superfície, e de Na+ em profundidade. O acréscimo de Na+ em profundidade implica em um potencial risco de salinização, sugerindo que o manejo da irrigação deve considerar não somente o tipo de microaspersor, mas especialmente a qualidade da água de irrigação e as características físicas e químicas do solo.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AB112003.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace