Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926425
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, J. F. de
MAYI III, S.
MARCHAO, R. L.
CORAZZA, E. J.
HURTADO, S. M. C.
GUIMARÃES, M. de F.
Additional Information: JOSÉ FRANCIRLEI DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; STANISLAS MAYI III, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; ROBELIO LEANDRO MARCHAO, CPAC; EDEMAR JOAQUIM CORAZZA, SCT; SANDRO MANUEL CARMELINO HURTADO, CPAC; MARIA DE FÁTIMA GUIMARÃES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.
Title: Áreas homogêneas e teor de água disponível de um Latossolo Vermelho Amarelo.
Publisher: In: INAMASU, R. Y.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C. (Coord.). Agricultura de precisão: um novo olhar. São Carlos, SP, Embrapa Instrumentação, 2011.
Pages: p. 143-147
Language: pt_BR
Keywords: Atributo físico-hídrico
Análise multivariada
Zona homogênea.
Description: O entendimento da variabilidade do solo e a amostragem sistemática do horizonte diagnóstico podem ser úteis na definição de estratégias de manejo. Neste contexto, uma abordagem multivariada dos atributos do horizonte diagnóstico do solo pode ser mais eficiente do que a simples caracterização da variabilidade espacial na superfície. O objetivo deste trabalho foi determinar áreas homogêneas do talhão com base na caracterização do horizonte diagnóstico, utilizando técnicas de análise multivariada, promovendo uma abordagem quantitativa do teor de água disponível. Em uma área de Latossolo Vermelho Amarelo, foram coletadas 97 amostras da camada 0,80-1,00 m, dispostas em malha regular de 175 m. Com base na metodologia proposta, foi possível determinar três áreas homogêneas. Uma destas, caracterizada pelos maiores teores de argila, caulinita e carbono orgânico e menor densidade do solo, apresentou maior umidade gravimétrica em equilíbrio com todos os potenciais estudados; porém, essa maior umidade não resultou em maiores teores de água disponível, que foram menores que 0,15 m3.m?3. As outras duas áreas, caracterizadas pelo maior teor de areia fina, apresentaram teores de água disponível maiores que 0,15 m3.m?3, considerado como satisfatório para o adequado desenvolvimento das plantas.
Thesagro: Textura.
Data Created: 2012-06-13
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Areashomgeneaseteor.PDF985,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace