Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926751
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Jun-2012
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FRIGHETTO, R. T. S.
HOFFMANN-CAMPO, C. B.
BACCAN, M.
ALVES FILHO, J.
Informaçães Adicionais: ROSA TOYOKO SHIRAISHI FRIGHETTO, CNPMA; CLARA BEATRIZ HOFFMANN CAMPO, CNPSO; MELISSA BACCAN, CNPMA; JOAO ALVES FILHO, CNPSO.
Título: Flavonóides em duas cultivares de soja (Glycine max L. Merril) cultivadas sob aumento da ultravioleta b, em condições de campo.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: WORKSHOP SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROBLEMAS FITOSSANITÁRIOS, 2012, Jaguariúna. Anais... Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012.
Páginas: 5 p.
Idioma: pt_BR
Notas: 1 CD-ROM.
Palavras-chave: Isoflavonóides
Rutina
Mudanças climáticas
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos do aumento da radiação ultravioleta B (UV-B) na composição de substâncias constitutivas e induzidas de cultivares de soja, BRS 262 e IAC 100, sob três tratamentos: UV-B aumentado, UV-B solar e UV-B diminuído. As avaliações foram realizadas nas fases V1 e V2 de desenvolvimento da planta. Em geral, as diferenças foram mais marcantes entre as cultivares do que as diferenças entre as radiações em si. O efeito da radiação aumentada (em torno de 4,46 kJ.m-2.dia-1) foi observado nos teores de rutina em ambas as cultivares, e nos teores de daidzina, M-daidzina e daidzeína apenas no BRS 262. Nas condições de aumento de UV-B foram observadas diminuições nos teores de genisteína na fase V2, em ambas as cultivares. A genistina foi detectada apenas na cultivar BRS 262, estando ausente na soja IAC 100. O aumento da radiação UV-B induziu à diminuição das concentrações de genistina e M-genistina. As diferenças nas respostas mostraram alta especificidade de resposta molecular ao aumento de UV B.
Thesagro: Soja
Radiação solar
NAL Thesaurus: Soybeans
Solar radiation
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavonoides.pdf166,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace