Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/928193
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 12-Jul-2012
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, M. A. de
LORINI, I.
HENNING, A. A.
MANDARINO, J. M. G.
CHIODELLI, A.
Informaçães Adicionais: MARCELO ALVARES DE OLIVEIRA, CNPSO; IRINEU LORINI, CNPSO; ADEMIR ASSIS HENNING, CNPSO; JOSE MARCOS GONTIJO MANDARINO, CNPSO; C. VALE.
Título: Caracterização da qualidade comercial da soja colhida na safra 2011-2012 no Estado do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Páginas: 5 p.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A soja tem se consolidado como um dos principais produtos de exportação do Brasil e uma das principais commodities do mundo. A produção brasileira atingiu 75 milhões de toneladas na safra 2010/11. A qualidade da soja colhida e comercializada é fundamental para garantir mercados interno e externo, por isto a necessidade de se conhecer os detalhes que afetam a qualidade da soja colhida a cada safra é vital. O objetivo deste trabalho foi de caracterizar a qualidade comercial da soja colhida na safra 2011/2012, no estado do Paraná e do Mato Grosso do Sul, considerando a classificação comercial, o teor de óleo e proteína, e a presença de fungos contaminantes. Amostras de soja colhidas nestas regiões foram coletadas de diversos pontos representados por coleta direto do produtor no momento da colheita, bem como na recepção de unidades armazenadoras de grãos. Após acondicionadas, as mesmas foram encaminhadas a Embrapa Soja, onde foi realizada a classificação comercial, determinação do teor de óleo, de proteína, e da sanidade pela presença de fungos contaminantes. Os resultados mostraram que houve amostras com teor de impurezas, grãos esverdeados e grãos avariados acima dos limites tolerados pela legislação brasileira. O teor de óleo e proteína não sofreram alterações significativas nestas amostras em função dos defeitos de campo. A presença de fungos importantes como Aspergilus sp e Fusarium sp encontrados nas amostras, demonstraram um grau de contaminação da soja a campo.
Thesagro: Soja.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13s331.pdf176,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace