Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/933347
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GAZZIERO, D. L. P.
ADEGAS, F. S.
FORNAROLLI, D.
KARAM, D.
VARGAS, L.
VOLL, E.
PROCOPIO, S. O.
Additional Information: DIONISIO LUIZ PISA GAZZIERO, CNPSO; FERNANDO STORNIOLO ADEGAS, CNPSO; Faculdade Integrado, Campo Mourão, PR.; DECIO KARAM, CNPMS; LEANDRO VARGAS, CNPT; ELEMAR VOLL, CNPSO; SERGIO DE OLIVEIRA PROCOPIO, CNPSO.
Title: Efeito da palhada de trigo na emergência de digitaria insularis (capim-amargoso).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Language: pt_BR
Description: Herbicidas são importantes alternativas de controle, mas devem ser utilizados como parte integrante de um programa de manejo de plantas daninhas. Resultados de pesquisas mostram que o controle químico das plantas daninhas na Soja RR é facilitado ao ser integrado com outras práticas, especialmente como o cultivo de espécies que possibilitem a formação de palhada. Foram conduzidos dois experimentos em casa de vegetação , com o objetivo de avaliar os efeitos da palhada de trigo sobre a emergência de capim-amargoso, uma espécie que está se disseminado nas áreas de produção e apresenta biótipos resistentes ao glifosato. Cinquenta sementes viáveis de capim-amargoso foram semeadas em vasos plásticos com capacidade de 3,5 L, preparado com três partes de terra e uma parte de composto orgânico associado a adubo formulado. No primeiro experimento o solo foi superficialmente coberto com palha de trigo picada, tendo sido estabelecidas oito diferentes quantidades, cada uma representando um tratamento: 1. Sem cobertura ou 0 tonelada/ha; 2. Equivalente a 1 tonelada/ha; 3. Equivalente a 2 toneladas/ha; 4. Equivalente a 3 toneladas/ha; 5. Equivalente a 4 toneladas/ha; 6. O segundo experimento foi instalado com os mesmos tratamentos, adicionando-se mais um com o equivalente a 8 toneladas/há. Foi possível concluir que a palhada de trigo pode ser uma alternativa para compor o manejo integrado em áreas infestadas com capim-amargoso, desde que seja em quantidade igual ou superior a 4 toneladas por hectare.
Thesagro: Trigo.
Data Created: 2012-09-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitopalhada.pdf140,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace