Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934616
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BABUJIA, L. C.
SOUZA, R. A.
SILVA, A. P.
MARTINS, T. B.
GUIMARÃES, M. de F.
ARIAS, C. A. A.
HUNGRIA, M.
Additional Information: LETÍCIA CARLOS BABUJIA, UEM; ROSINEI APARECIDA SOUZA, UEL; ADRIANA PEREIRA SILVA, CNPSo; TALITA BUSULINI MARTINS, CNPSo; MARIA DE FÁTIMA GUIMARÃES, CNPSo; CARLOS ALBERTO ARRABAL ARIAS, CNPSO; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO.
Title: Impacto do transgene AHAS e de herbicidas associados à cultura da soja na comunidade microbiana do solo.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa: SBCS, 2012. 4 p. Trab. 830.
Language: pt_BR
Notes: Fertbio.
Description: O Brasil ocupa a posição de segundo maior produtor mundial de soja geneticamente modificada [Glycine max (L.) Merr.]. Apesar da importância da cultura, ainda há poucos estudos sobre os efeitos causados na comunidade microbiana do solo, pelo cultivo de transgênicos, ou pelo uso de herbicidas. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do transgene ahas (tolerância a herbicidas do grupo das imidazolinonas) e de herbicidas associados à cultura da soja, na microbiota do solo. Vinte experimentos de campo foram realizados durante três safras (verão de 2006/2007, safrinha de 2007 e verão de 2007/2008), em nove municípios localizados em seis estados brasileiros e no Distrito Federal. Os experimentos foram conduzidos em blocos casualizados com quatro repetições e três tratamentos: 1) Cultivar Conquista (convencional), com herbicidas convencionais (bentazona + acifluorfen de sódio); 2) Cultivar Cultivance (transgênica), com herbicidas convencionais; 3) Cultivar Cultivance, com herbicida do grupo imidazolinona (imazapyr). O solo foi amostrado na camada de 0-10 cm na fase de desenvolvimento R2 e na maturação fisiológica R8. Foram avaliados parâmetros quantitativos (C e N da biomassa microbiana - CBM e NBM) e qualitativos (DGGE da região 16S rDNA do domínio Bactéria). Não foram detectadas diferenças que pudessem ser atribuídas ao manejo da soja (Conquista e herbicidas convencionais x Cultivance e imazapyr), ou ao gene ahas, ou aos herbicidas. No entanto, diferenças foram observadas no CBM e no NBM entre os diferentes locais e épocas do ano, assim como para os perfis dos genes 16S rDNA. A comunidade microbiana demonstrou-se sensível e viável para o monitoramento de diferentes tecnologias e métodos de manejo da cultura soja, mas não houve diferenças atribuídas ao gene ahas por três temporadas consecutivas de cultivo.
Thesagro: Soja
Planta transgênica
Microbiologia do solo
NAL Thesaurus: Soybeans
Soil biology
Transgenic plants
Data Created: 2012-09-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERTBIO830.pdf282,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace