Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934687
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Set-2012
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FEIJOO, A.
BROWN, G. G.
Informaçães Adicionais: Alexander Feijoo, Facultad de Ciencias Ambientales, Universidad Tecnológica de Pereira; GEORGE GARDNER BROWN, CNPF.
Título: Minhocas como indicadoras da fertilidade do solo.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. FERTBIO 2012.
Páginas: 4 p.
Idioma: es
Notas: Resumo expandido.
Palavras-chave: Socioeconomia
Qualidade do solo
Fauna do solo.
Conteúdo: Numa área da cordilheira dos Andes se avaliaram diversos parâmetros socioeconômicos e variáveis do solo para verificar suas relações com os processos de transformação da cobertura vegetal e dos usos do solo, e construir possíveis indicadores do panorama atual após aprox. 120 anos de colonização e perturbação dos ecossistemas colombianos. Se realizaram entrevistas aos agricultores para obter a informação socioeconômica. Em nove janelas selecionadas ao azar, se amostraram algumas variáveis físico-químicas do solo e as comunidades de minhocas em 22 usos do solo. Encontraram-se fortes relações entre produtores com maiores ingrsesos econômicos, alto nível de educação, maior perturbação do solo, solos compactados, e alto uso de fertilizantes. Nas propriedades menores os agricultores tinham menores ingressos e egressos de dinheiro e nível mais baixo de educação, e essas propriedades tinham maiores teores de matéria orgânica, maior riqueza de espécies de minhocas, e os solos estavam menos compactados. Demonstrou-se a importância do trabalho com enfoques interdisciplinares no processo de construção de indicadores, e destacou-se o valor das ferramentas desenvolvidas para predizer a condição atual dos agroecossistemas e a qualidade do solo.
Thesagro: Uso da Terra.
NAL Thesaurus: Colombia.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012GeorgeFERTBIOMinhocas.pdf253,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace