Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934744
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Set-2012
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: DALL'AGNOL, R. F.
DELAMUTA, J. R. M.
RIBEIRO, R. A.
HUNGRIA, M.
Informaçães Adicionais: REBECA FUZINATTO DALL'AGNOL, UEL Mestranda; JAKELINE RENATA MARÇON DELAMUTA, UEL Doutoranda; RENAN AUGUSTO RIBEIRO, CNPSO; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO.
Título: Diversidade e filogenia de estirpes de Rhizobium pela metodologia de MLSA.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa: SBCS, 2012. 4 p. Trab. 1212.
Idioma: pt_BR
Notas: Fertbio.
Palavras-chave: Rizóbios
Conteúdo: O nitrogênio (N) é um dos elementos mais requisitados pelas culturas, sendo um fator determinante na produtividade agrícola. Sabe-se que o grupo de bactérias conhecidas como rizóbios pode fixar o N2 atmosférico, suprindo total ou parcialmente a carência do mesmo no solo. Dessa forma, a caracterização molecular e filogenética de rizóbios nativos de solos brasileiros é importante para futuros estudos. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a diversidade filogenética de cinco estirpes de Rhizobium, que apresentam fortes indicações de representarem novas espécies por estudos filogenéticos anteriores. Todas as estirpes foram crescidas em meio de cultura específico e submetidas à análise por MLSA (Multi-Locus Sequence Analysis) e BOX-PCR. Os resultados de ambas análises agruparam as estirpes em clusters separados das demais espécies do gênero, reforçando a hipótese de que tais bactérias podem representar uma nova espécie dentro do gênero Rhizobium.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERTBIO1212.pdf283,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace