Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/937172
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 18-Out-2012
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: RIBEIRO, V. M. F.
RUMPF, R.
SATRAPA, R.
SATRAPA, R. A.
RAZZA, E. M.
CARNEIRO JUNIOR, J. M.
PORTELA, M. do C.
Informaçães Adicionais: VÂNIA MARIA FRANÇA RIBEIRO, UFAC; RODOLFO RUMPF, CENARGEN; RODOLPHO SATRAPA, UFAC; RAFAEL AUGUSTO SATRAPA, Instituto de Biociências; EDUARDO MONTANARI RAZZA, Instituto de Biociências; JOSE MARQUES CARNEIRO JUNIOR, CPAF-AC; MARIA DO CARMO PORTELA, SEAP - Acre.
Título: Quadro citológico vaginal, concentração plasmática de progesterona durante a gestação e medidas fetais em paca (Cuniculus paca Linnaeus, 1766).
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: Acta Amazonica, v. 42, n. 3, p. 445-454, 2012.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Epitélio vaginal
Medida fetal
Embrión (animal)
Mucosa vaginal.
Gestación
Desarrollo fetal
Biología celular
Conteúdo: Em 27 pacas (Cuniculus paca Linnaeus, 1766) objetivou-se descrever aos 30, 60 e 90 dias (D) de prenhez diagnosticada por ultrassonografia (US), os tipos celulares do epitélio vaginal em esfregaços vaginais, relatar as condições de abertura da vulva e as características do muco vaginal, determinar a concentração plasmática de progesterona (P4) por radioimunoensaio, e ainda, mensurar por ultrassonografia (US) o diâmetro biparietal (DBP) fetal aos 60 e 90 dias de prenhez. No D30, 40% das amostras exibiram células (com características estrogênicas) superficiais e presença de núcleos nus. Nos D60 e D90, células parabasais, intermediárias, superficiais e naviculares estavam presentes nas mesmas proporções, mas células endocervicais foram descritas em apenas 73,9% e 69% das amostras daqueles dias, respectivamente. No D30 a maior proporção de células naviculares e superficiais diferiu (p < 0,05) em relação aos outros tipos celulares presentes. O muco vaginal apresentou-se cristalino e fluido em 100% e em 70% das fêmeas nos D30 e D60, respectivamente. Observou-se o vestíbulo vaginal aberto em torno de 50% das fêmeas em todos os dias de exames. Valores mínimos detectáveis de P4 foram obtidos em 72% e em 83% das fêmeas, enquanto que as médias das medidas dos DBP foram 1,25 cm (± 0,16) e 2,34 cm (± 0,25) nos D60 e D90, respectivamente. O quadro citológico vaginal nos D30, D60 e D90 e o DBP fornecem elementos que contribuem para diagnóstico de gestação em pacas. A concentração de P4 demonstra a necessidade de maiores estudos da endocrinologia da gestação em pacas.
Thesagro: Paca
Cuniculus paca
Prenhez
Vagina
Citologia
Progesterona
Plasma
Embrião animal
NAL Thesaurus: Pregnancy
Cell biology
Vaginal mucosa
Progesterone
Embryo (animal)
Fetal development.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24388.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace