Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/938077
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AZEVEDO, M. M. R.
VASCONCELOS, V. R.
ABDALLA, A. L.
BUENO, I. C. da S.
PIMENTEL, J. C. M.
SOLTAN, Y. A.
ALVES, A. A.
NASCIMENTO, H. T. S. do
Additional Information: MARCIA MOURÃO RAMOS AZEVEDO, UFPI; VÂNIA RODRIGUES VASCONCELOS, UFPI; ADIBE LUIZ ABDALLA, CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, USP; IVES CLÁUDIO DA SILVA BUENO, DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS, USP; JOSE CARLOS MACHADO PIMENTEL, CNPAT; YOSRA AHMED SOLTAN, CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, USP; ARNAUD AZEVÊDO ALVES, UFPI; HOSTON TOMAS SANTOS DO NASCIMENTO, CPAMN.
Title: Cinética de fermentação e de degradação ruminal do pseudofruto de clones de cajueiro pela técnica in vitro semi-automática de produção de gases.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: SBZ, 2012.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Keywords: Degradabilidade potencial
Degradabilidade efetiva
Fração solúvel de digestão rápida
Fração insolúvel de digestão lenta
Description: Objetivou-se estimar a cinética de fermentação e de degradação ruminal do pseudofruto de clones de cajueiro (CCP06, CCP09, CCP76, CCP1001 e BRS189) utilizando a técnicas in vitro semi-automática de produção de gases. Os ensaios foram conduzidos segundo Maurício et al. (1999). Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. A fermentação dos pseudofrutos dos clones CCP1001 e BRS 189 resultaram em maiores (P<0,05) Vf1 em relação aos demais pseudofrutos. Menores valores (P<0,05) de Vf2 foram verificados para os pseudofrutos CCP06, CCP76 e CCP09 em relação aos demais pseudofrutos. Os pseudofrutos BRS189, CCP1001 e CCP09 apresentaram maiores (P<0,05) frações solúveis em água (A) em relação aos pseudofrutos CCP76 e CCP06. O pseudofruto do clone BRS189 apresentou maior (P<0,05) fração insolúvel em água, mas potencialmente degradável (B) em relação aos demais pseudofrutos. As maiores (P<0,05) degradabilidades efetivas (DE) para taxa de passagem de 0,02/h foram obtidas para os clones BRS189 e CCP1001. O pseudofruto de clone de cajueiro BRS189 apresentou maior degradabilidade potencial da matéria orgânica, no entanto, considerando a importância da degradabilidade efetiva, por envolver as taxas de degradação e passagem, os pseudofrutos dos clones BRS189 e CCP1001 mostram-se superiores, com destaque para o BRS189, pelos melhores valores para os parâmetros de cinética de fermentação, justificado pelo menor teor de FDN deste subproduto.
Data Created: 2012-10-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4SNG.pdf556,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace