Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/938120
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, G. M. C.
AZEVEDO, D. M. M. R.
LIMA NETO, A. F.
NASCIMENTO, H. T. S. do
PAIVA, S. R.
MARIANTE, A. da S.
BLACKBURN, H. D.
Additional Information: GERALDO MAGELA CORTES CARVALHO, CPAMN; DANIELLE MARIA MACHADO R AZEVEDO, CPAMN; ANISIO FERREIRA LIMA NETO, CPAMN; HOSTON TOMAS SANTOS DO NASCIMENTO, CPAMN; SAMUEL REZENDE PAIVA, CENARGEN; ARTHUR DA SILVA MARIANTE, CENARGEN; HARVEY D. BLACKBURN, USDA/ARS.
Title: Similaridade genética entre bovinos Curraleiro e Pé-Duro por marcadores microssatélite.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: SBZ, 2012.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Keywords: Diversidade
Raças locais
Recurso genético animal
Taurinos tropicalmente adaptados
Description: Com o objetivo de investigar a similaridade genética entre grupamentos bovinos Curraleiro, Pé-Duro, Caracu, Nelore e Gir e explicar suas realações genéticas e ter acesso às suas estruturas e grau de miscigenação, 142 animais dessas raças foram genotipados por 34 microssatélites. As genotipagem foram realizadas no ?Agriculture Research Service? (ARS), órgão do Departamento Norte-Americano de Agricultura (USDA). Foram identificados 259 alelos distintos para os 34 microssatélites investigados, variando de 2 a 15 com média de 7 alelos por locus. A heterozigosidade observada e a esperada variou de 0,51 (Caracu) a 0,63 (Pé-Duro) e de 0,53 (Caracu) a 0,66 no Gir, respectivamente. A diferenciação racial entre as populações foram de baixo a moderado, sendo baixo entre Curraleiro e Pé-Duro (Fst = 0,48) e mais distante entre Nelore e Caracu (Fst = 0,119). A grande similaridade entre Curraleiro e Pé-Duro, indicam, introgressão de genes, deriva genética e também que se distanciaram do tronco ancestral faz pouco tempo. As populações Pé-Duro e Curraleiro são parte de um antigo rebanho, que cobria quase todo Território Brasileiro e a reunião dos grupamentos poderá restaurar, em parte, a Raça Curraleiro Pé-Duro. Os rebanhos remanescentes devem ter guardado genes distintos que irão enriquecer a variabilidade dentro da raça Curraleiro Pé-Duro, elevando seu valor como reserva gênica.
Data Created: 2012-10-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4QNX.pdf589,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace