Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939833
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SOARES JUNIOR, M. S.
CALIARI, M.
BASSINELLO, P. Z.
FERNANDES, P. M.
BECKER, F. S.
Additional Information: MANOEL SOARES SOARES JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; MÁRCIO CALIARI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; PRISCILA ZACZUK BASSINELLO, CNPAF; PAULO MARÇAL FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; FERNANDA SALAMONI BECKER, doutoranda UFLA.
Title: Características físicas, químicas e sensoriais de feijões crioulos orgânicos, cultivados na região de Goiânia-GO.
Publisher: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Mossoró, v. 7, n. 3, p. 109-118, jul./set. 2012.
Language: pt_BR
Description: A grande variabilidade genética presente no germoplasma de feijão cultivado nas pequenas propriedades é de fundamental importância na estratégia de sobrevivência dos pequenos agricultores, pois eles selecionam os materiais adaptados às suas condições agroecológicas e socioeconômicas. A agricultura orgânica é um método de cultivo que visa o estabelecimento de sistemas agrícolas ecologicamente equilibrados e estáveis, economicamente produtivos, de elevada eficiência. O presente trabalho teve por objetivo comparar as características físicas (cor, peso e dimensões), a composição centesimal (produto in natura) e a aceitação (produto cozido) de 6 feijões crioulos em comparação com a cultivar Pérola. Esta reuniu o melhor conjunto de aspectos relacionados à qualidade, pois devido ao melhoramento genético, possui tamanho médio, valor nutricional superior, principalmente em relação aos teores de proteínas (20,1 g.100g-1) e fibras (16,3 g.100g-1), além de ser o mais aceito em relação à aparência (cor clara), sabor e maciez. Dentre os feijões crioulos, destacou-se o feijão Cavalo, que apresentou maior massa (peso de 100 grãos: 34,4 g), bom valor nutricional (extrato etéreo, cinzas e fibras), além de ser muito aceito pelos consumidores, principalmente em relação à maciez, sabor e aparência (claro e graúdo). O feijão Roxinho Tradicional, apesar de ser o menor, mais escuro e avermelhado dos feijões, foi bem aceito pelos consumidores em todos os atributos sensoriais, além de possuir teor expressivo de proteínas (18,4 g.100g-1).
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Análise organoléptica
Composição de alimento
Data Created: 2012-11-16
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pdf503.pdf280,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace