Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940384
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amapá - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 23-Nov-2012
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: YOKOMIZO, G. K.-I.
QUEIROZ, J. A. L. de
CAVALCANTE, E. da S.
PINHEIRO, I. de N.
SILVA, P. A. R. da
MOCHIUTTI, S.
Informaçães Adicionais: GILBERTO KEN-ITI YOKOMIZO, CPAF-AP; JOSE ANTONIO LEITE DE QUEIROZ, CPAF-AP; EMANUEL DA SILVA CAVALCANTE, CPAF-AP; IZAQUE DE NAZARE PINHEIRO, CPAF-AP; PAULO ANDRE RODRIGUES DA SILVA, CPAF-AP; SILAS MOCHIUTTI, CPAF-AP.
Título: Caracterização fenotípica e genotípica de progênies de Euterpe oleracea coletados no Afuá-Pará nas condições do Amapá.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: Cerne, Lavras, v. 18, n. 2, p. 205-213, abr./jun. 2012.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea) é uma das principais fontes alimentares nos Estados do Pará e Amapá, despertando interesse de consumo em outras regiões e países. Por esse motivo, foram avaliadas 75 progênies coletadas de diferentes populações oriundas do Afuá, Estado do Pará, cultivadas no Campo Experimental de Mazagão, Estado do Amapá, em relação a caracteres vegetativos que possam resultar em melhor desenvolvimento da planta e refletir em maiores produções. O delineamento adotado foi o de blocos ao acaso com duas repetições. Os resultados permitem concluir que existem diferenças entre as progênies para a quantidade de brotações, porém, ao atingir a maturidade há um processo natural em que essas diferenças são eliminadas nas plantas adultas, indicando haver maior variabilidade nas plantas jovens que nas adultas; a relação CVg/CVe e os valores de herdabilidade mostram que a seleção pode ser dificultada; as correlações confirmam que deve ser desenvolvido e realizado o manejo de perfilhos (jovens e rebentos), em decorrência da tendência de efeitos negativos destes sobre os demais caracteres; os valores estimados de correlações fenotípicas, genotípicas e residuais demonstram que os fatores ambientais contribuem para a variabilidade da espécie e a análise de agrupamento permitiu a formação de grupos dissimilares úteis para orientar futuros cruzamentos.
Thesagro: Açai
Palmeira oleaginosa
Melhoramento genético vegetal
Parâmetro genético
Teste de progênie
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP2012Caracterizacaofenotipicaegenotipicadeprogenies.pdf772,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace