Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9406
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ABDON, M. de M.
SILVA, J. dos S. V. da
SOUZA, I. de M. e
ROMON, V. T.
RAMPAZZO, J.
FERRARI, D. L.
Additional Information: MYRIAN DE MOURA ABDON, Inpe; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; ÍRIS DE MARSELHAS E SOUZA, Inpe; VANESSA TREVISAN ROMON, Bolsista CNPq; JULIANA RAMPAZZO, Bolsista CNPq; DIEGO LUIS FERRARI, Bolsista CNPq.
Title: Análise do desmatamento no bioma Pantanal até o ano de 2002.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 1., 2006, Campo Grande, MS. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária; São José dos Campos: Inpe, 2006.
Pages: p. 293-301.
Language: pt_BR
Notes: Geopantanal 2006.
Keywords: Sistema fisionômico-ecológico
Segmentação.
Description: O objetivo deste trabalho é mapear e quantificar a área desmaiada no Bioma Pantanal ocorrida até o ano de 2002, relacionando-a às principais classes fisionómicas de vegetação e aos municípios formadores do Pantanal. O Bioma Pantanal situa-se na região Centro-Oeste, inserido na bacia hidrográfica do Alto rio Paraguai (BAP), que por sua vez está inserida na bacia do Prata. Para compor a área do Pantanal foram necessárias 16 imagens de satélite Landsat-ETM+ e 20 cartas topográficas na escala de 1:250.000. Inicialmente foi elaborado um mosaico do Pantanal composto pelas 16 imagens nas bandas 3, 4 e 5 utilizando o software Envi-4.0. Em seguida foi realizada uma segmentação utilizando-se o software SPRING. Após esse procedimento a área do Bioma Pantanal foi recortada para cada uma das 20 cartas topográficas na escala de 1:250000, dentro dos limites definidos pelo IBGE. O processo de interpretação do desmatamento foi realizado com ampliações da imagem na tela do computador, utilizando o SIG SPRING, o qual foi efetuado após os procedimentos de edição das cartas para a realização de limpeza e generalização dos polígonos de acordo com os temas a serem classificados. Adotou-se o Sistema Fisionômico-ecológico para classificação da vegetação, acrescido de novas informações, quando necessário. Na interpretação das imagens foram considerados os elementos textura, cor, padrão, forma e localização (distribuição geográfica) e os levantamentos efetuados durante os trabalhos de campo na região do Pantanal. Os mapas de desmatamento foram gerados no sistema de projeção cartográfica UTM (Universal Transversa de Mercator), com Datum SAD69 (South América Datum). O erro admitido para o georreferenciamento das imagens de satélite ficou dentro da precisão do erro cartográfico (PEC) admitido para cartas na escala de 1:250.000, que é de 125 metros. A menor área mapeada foi em tomo de 40 ha.
Thesagro: Sensoriamento remoto
Desmatamento
Sistema de Informação Geográfica.
NAL Thesaurus: Remote sensing
Geographic information systems
Deforestation.
Data Created: 2006-12-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APAnaliseAbdonetalGeopantanal2006.pdf340,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace