Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940867
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NASCIMENTO, J. F. do
MOURA, M. S. B. de
SOUZA, L. S. B. de
CARMO, J. F. A. do
RODRIGUES, G. D. da S.
LEAO, P. C. de S.
Additional Information: JACILAINE FLORENTINO DO NASCIMENTO; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA; JOSÉ FRANCISCO ALVES DO CARMO; GILSON DENNYS DA SILVA RODRIGUES; PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA.
Title: Análise da radiação fotossinteticamente ativa em um vinhedo durante duas épocas produtivas no Submédio do Vale São Francisco: resultados preliminares.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 17.; ENCONTRO DE METEOROLOGIA DOS PAÍSES DO MERCOSUL E ASSOCIADOS, 1.; ENCONTRO SUL AMERICANO DE APLICAÇÕES DO SISTEMA EUMETCast PARA O MONITORAMENTO METEOROLÓGICO E AMBIENTAL, 4.; ENCONTRO DE METEOROLOGIA OPERACIONAL, 2., 2012, Gramado. Anais... Gramado: UFRGS, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Manejo de poda
Radiação fotossinteticamente ativa
Syrah
Submédio do Vale São Francisco
Grape.
Description: Este trabalho objetivou determinar a incidência da radiação fotossinteticamente ativa (PAR) na altura dos cachos posicionados do leste (E) e oeste (W) em um vinhedo cultivado com a variedade Syrah no Submédio do Vale São Francisco. Para isso foram realizadas medições microclimáticas durante o primeiro e o segundo semestre de 2010 a fim de quantificar a radiação PAR incidente nos lados leste e oeste das fileiras de videira ?Syrah?, conduzida em sistema de espaldeira, com orientação norte-sul. Foram estudados dois tratamentos: T1: desfolha no início da maturação dos cachos (mudança de cor das bagas), eliminando-se todas as folhas basais até a folha acima do último cacho (35 DAP e 30 DAP) nos respectivos ciclos, e T2: desponte de ramos realizada em duas fases distintas: no início do crescimento da baga ou fase de 'ervilha' e na fase de início de maturação dos cachos ou mudança de cor das bagas, (45 DAP e 39 DAP) (fase 1) e (10 dias após a fase 1) (fase 2) nos respectivos ciclos. Os resultados mostraram que a razão entre a radiação fotossinteticamente ativa e a radiação solar global incidente sobre o vinhedo foi igual a 40% no primeiro semetre e 36% no segundo semestre. Em ambos os casos, durante o início do ciclo, os cachos de uva voltados para face leste ficaram mais expostos à radiação PAR do que aqueles voltados para o oeste. No primeiro ciclo este comportamento perdurou até o final do ciclo, fato que não ocorreu no segundo ciclo.
Thesagro: Uva
Microclima
Qualidade
Variedade
Vinho
Vitis Vinifera.
Data Created: 2012-11-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MaganCBM20121.pdf290,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace