Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941577
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, F. de F.
DIAS, R. de C. S.
QUEIROZ, M. A. de
Additional Information: FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSA; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; MANOEL ABÍLIO DE QUEIROZ, Pesquiasdor aposentado da Embrapa Semiárido.
Title: Avaliação de descritores morfológicos de folha e flor em acessos de melancia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Descritores morfológicos
Caracterização
Pré-melhoramento
Watermelon.
Description: O presente trabalho objetivou avaliar descritores morfológicos de folha e flor, em acessos de melancia. O experimento foi realizado no campo experimental da Embrapa Rondônia, localizado em Porto Velho ? RO. Os tratamentos foram compostos pelas c ultivares ?Charleston Gray?, ?Sugar Baby?, ?Kodama? e por 15 acessos da coleção ativa de germoplasma da Embrapa Semiárido. Empregou-se o delineamento de blocos casualizados com três repetições e parcelas de seis plantas. Em cada parcela foram amostradas cinco folhas, cinco flores masculinas e cinco flores femininas para determinação da largura e comprimento foliar (LFH e CFH); relação CFH/LFH; diâmetro da corola em flores masculinas (DCM) e femininas (DCF); diâmetro e comprimento do ovário (DOV e COV) e relação COV/DOV. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas por meio do teste de Scott & Knott. As variáveis LFH, CFH, CFH/LFH, DCM, DCF, DOV, COV, COV/DOV apresentaram, respectivamente, as seguintes médias: 19,19 cm, 21,18 cm; 1,11; 3,06 cm; 2,37 cm; 0,86 cm; 1,25 cm e 1,48. Foram verificadas diferenças significativas entre os tratamentos apenas para as variáveis DCF, DOV, COV e COV/DOV, indicando que a folha e a flor masculina não foram descritores apropriados para a caracterização do germoplasma avaliado. lanatus
Thesagro: Melancia
Banco de Germoplasma
Citrullus Lanatus.
Data Created: 2012-12-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flavio.pdf90,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace