Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941795
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Dez-2012
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SIVIERO, A.
CARVALHO, J. O. M.
NASCIMENTO, F. S. S. do
BORGES, V.
PEREIRA, A. A. A.
Informaçães Adicionais: AMAURI SIVIERO, CPAF-AC; JOSÉ ORESTE MEROLA CARVALHO, Bolsista; FRANCISCA SILVANA S. DO NASCIMENTO, UFAC; VANDERLEY BORGES, UFAC; ALLANA ARYANNE A. PEREIRA, UNINORTE.
Título: Comportamento de genótipos de macaxeiras biofortificadas no Acre e Rondônia.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mandioca biofortificada
Manihota esculenta
Avaliação de genótipos
Ácido cianídrico
Conteúdo: As variedades de mandioca que apresentam baixos teores de ácido cianídrico, geralmente consumidas in natura são, nas regiões norte e nordeste do Brasil, denominadas macaxeiras. Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de genótipos de macaxeiras biofortificadas coloridas portadoras maior teor de caroteno em relação as macaxeiras brancas. Os experimentos foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizado no Acre e em Rondônia avaliando-se doze plantas por genótipo de macaxeira durante a safra de 2010/2011. As variáveis analisadas foram: produtividade, número de raízes por planta e teor de amido todas obtidas um ano após o plantio. Quanto ao número médio de raízes por planta não houve diferença significativa para os tratamentos em ambos estados. No Acre, o teor de amido variou entre 21,48 a 32,02% e em Rondônia de 18 a 26,5%. As maiores produtividades foram alcançadas pelas variedades BRS Kiriris e BRS Caipora com 72 e 59,2 t.ha-1, respectivamente em Rondônia. No Acre os genótipos BRS Kiriris e Antônio apresentaram o melhor desempenho em produtividade com 40,0 e 46,7 t.ha-1.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24494.pdf196,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace