Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942880
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Dez-2012
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ARAÚJO, E. A. de
LANI, J. L.
KER, J. C.
VALENTIM, J. F.
ANDRADE, C. M. S. de
DIAS FILHO, M. B.
SANTOS, M. V.
Informaçães Adicionais: EDSON ALVES DE ARAÚJO, SEMA - AC; JOÃO LUIS LANI, UFV; JOÃO CARLOS KER, UFV; JUDSON FERREIRA VALENTIM, CPAF-AC; CARLOS MAURICIO SOARES DE ANDRADE, CPAF-AC; MOACYR BERNARDINO DIAS FILHO, CPATU; MÁRCIA VITÓRIA SANTOS, UFRA.
Título: Degradação de pastagens na Amazônia ocidental brasileira: aspectos conceituais, indicadores e avaliação.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, 9., 2012, Rio de Janeiro. Recriando ambientes sustentáveis: trabalhos voluntários. Curitiba: SOBRADE, 2012.
Páginas: 11 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Degradação de pastagem
Conteúdo: O presente trabalho apresenta uma discussão sistematizada dos principais tipos de degradação de ecossistemas de pastagens cultivadas que ocorrem na Amazônia Ocidental Brasileira. São apresentados indicadores físicos, químicos, biológicos de solo e ambientes (de natureza descritiva e analítica) de modo a auxiliar no diagnóstico e avaliação desses ecossistemas. Por último são apresentadas algumas alternativas de mensuração da degradação de pastagens, tendo como referência ecossistemas vegetais não antropizados (mata nativa). Entre os tipos de degradação de pastagens elencados destacam-se: a degradação, a degradação biológica e a degradação conhecida como síndrome da morte de pastagens. A integração de indicadores de qualidade de solo, com o intuito de gerar um índice quantitativo do nível de degradação da pastagem, pode subsidiar ações de uso, manejo e monitoramento da saúde desses ecossistemas ao longo do tempo. No entanto, há necessidade premente de estudos e pesquisas, no sentido de estabelecer limites críticos para as condições edafoclimáticas da região ocidental da Amazônia.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24568.pdf7,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace