Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942913
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RIBEIRO, M. de F.
RODRIGUES, F.
LIMA, C. B. da S.
BRAGA, J. dos R.
Additional Information: MARCIA DE FATIMA RIBEIRO, CPATSA; FRANCIMÁRIA RODRIGUES; CÂNDIDA B. DA SILVA LIMA; JULIARA DOS REIS BRAGA.
Title: Atividade externa da abelha branca (Frieseomelitta doederleini) em período seco e chuvoso em Petrolina, PE.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 7.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 13., 2012, Maceió. Anais... Maceió: Sociedade Nordestina de Produção Animal, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Abelha sem ferrão
Abelha nativa sem ferrão
Abelha branca
Friesomelitta doederleini
Recursos naturais.
Description: O conhecimento da atividade externa das abelhas contribui para seu manejo de produção e/ou em programas de polinização de culturas, uma vez que determina os horários em que as abelhas estão coletando os recursos importantes para sua sobrevivência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi obter informações da atividade externa de uma abelha nativa sem ferrão, a abelha branca (Friesomelitta doederleini), na região de Petrolina, PE. Uma colônia mantida no Laboratório de Abelhas Nativas, Embrapa Semiárido, foi observada por cinco dias consecutivos, em dois períodos do ano: seco (08 a 12 de agosto de 2011) e chuvoso (19 a 23 de março de 2012). Os intervalos de observação foram de 10min a cada meia hora, de 5h45min às 17h55min, quando o número de abelhas entrando no ninho com material (pólen, néctar, resina) e o número de abelhas saindo (com lixo ou sem material) foi registrado. Os resultados mostraram maior atividade de modo geral no período chuvoso, quando obviamente há mais oferta de recursos. Destacou-se a coleta de néctar, que foi bem maior neste período, inclusive com um pico no final da tarde. Conclui-se que o conhecimento dos horários de maior coleta de recursos deve guiar os tratos culturais (como por exemplo, a aplicação de agroquímicos) quando estas abelhas forem usadas em sistemas de polinização.
Thesagro: Abelha
Polinização.
NAL Thesaurus: Natural resources
Data Created: 2012-12-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia2012.pdf101,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace