Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943234
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Dez-2012
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MONTEIRO, A. W. U.
SA, C. P. de
BAYMA, M. M. A.
SILVA, H. C. da
CUNHA, E. T.
Informaçães Adicionais: ALEXANDRE WEICK UCHOA MONTEIRO, CPAF-AC; CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-AC; MARCIO MUNIZ ALBANO BAYMA, CPAF-AC; HEVERTON CAVALCANTE DA SILVA, Bolsita; ELDEN TEIXEIRA CUNHA, CPAF-AC.
Título: Tipificação da ovinocultura no Acre.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 50., 2012, Vitória. Agricultura e desenvolvimento rural com sustentabilidade. Vitória: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia RuraL, 2012.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ovinocultura
Acre - Brasil
Conteúdo: O Acre vem intensificando a criação de ovinos para produção de carne, seja para o autoconsumo ou como alternativa de diversificação e ampliação da renda nas pequenas e médias propriedades. Diante do exposto esse estudo objetivou tipificar a atividade da ovinocultura no Acre. Para tal, foram realizadas 100 entrevistas com produtores nos municípios de maior expressão, além de uma reunião técnica para identificação e caracterização do sistema modal utilizados pelos produtores. Na pesquisa 79,43% dos entrevistados informaram que seu principal objetivo é a produção de carne. No tocante a infraestrutura, as benfeitorias voltadas para a atividade estão presentes nas maiorias das criações. As pastagens são consorciadas tendo como componentes pelo menos uma gramínea do gênero Brachiaria, que não tem sido recomenda para ovinos devido a problemas de fotossensibilidade. A assistência técnica é pouco efetiva, pois, 78% dos produtores afirmam que não recebem nenhum tipo de orientação técnica. Por fim, de acordo com os índices discutidos na reunião técnica, o sistema avaliado apresentou inviabilidade economicamente. Na análise, o ponto de equilíbrio calculado corresponde um rebanho formado de 150 cabeças. Assim, a ovinocultura acriana necessita de uma estruturação da cadeia e uma mudança conceitual do segmento produtivo.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24583.pdf439,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace