Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944473
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LUIZ, A. J. B.
MAIA, A. de H. N.
PAZIANOTTO, R. A. A.
SAMPAIO, F. G.
Additional Information: ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; RICARDO ANTONIO ALMEIDA PAZIANOTTO, CNPMA; FERNANDA GARCIA SAMPAIO, CNPASA.
Title: Análise de experimento fatorial desbalanceado nos ambientes SAS e R.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA REGIÃO BRASILEIRA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE BIOMETRIA, 57., 2012, Piracicaba. Anais... Piracicaba: ESALQ, 2012. p. 351-355.
Language: pt_BR
Description: Em experimentos com animais nos quais as variáveis respostas são de difícil obtenção por restrições metodológicas, é comum acontecer que ao final dos procedimentos laboratoriais, os tratamentos possuam número de repetições diferentes. Isso caracteriza uma situação de desbalanceamento, com implicações na análise de variância e testes para avaliação dos efeitos dos tratamentos. Em experimentos fatoriais não balanceados, a matriz X do delineamento experimental possui colunas não ortogonais, o que inviabiliza a estimação dos efeitos principais e as interações de forma independente: para cada efeito a ser estimado é necessário, então, realizar um ajustamento aos demais efeitos presentes no modelo. Em softwares estatísticos como o SAS/STAT® do Statistical Analysis System [3] e o R [1], existem opções específicas para análise desses experimentos desbalanceados, via cálculo das somas de quadrados apropriadas. Neste trabalho, apresentamos e discutimos um exemplo de análise de dados desbalanceados oriundos de um experimento para avaliar o efeito combinado das concentrações de CO2 e de cobre sobre parâmetros bioquímicos e defesas antioxidantes do peixe pacu, Piaractus mesopotamicus, que é uma das principais espécies cultivadas no Brasil [2]. Vários compostos e mudanças ambientais influenciam a sanidade animal nos sistemas aquícolas. Nas últimas décadas, as implicações na qualidade ambiental relacionadas aos diferentes fatores abióticos, como por exemplo, o dióxido de carbono, e ao uso de produtos químicos, como por exemplo, o sulfato de cobre, têm sido extensivamente estudadas em aquicultura. Entretanto, poucos dados estão disponíveis sobre os efeitos combinados do CO2 e do cobre sobre a biologia, fisiologia e bioquímica dos peixes tropicais cultivados[2]. Os dados aqui analisados buscavam investigar os efeitos do CO2 e do CO2 combinado com sulfato de cobre em pacu, por meio da análise, em laboratório, de diversas características bioquímicas dos indivíduos. Originalmente, foram obtidas e analisadas 25 variáveis em cada peixe. Algumas das variáveis só podem ser medidas em órgãos dos peixes que são muito pequenos e em determinados indivíduos pode não ser possível a extração de material suficiente para o método de análise. Além disso, algumas análises são extremamente complexas e demoradas, exigindo que as amostras sejam congeladas e analisadas posteriormente, pois os procedimentos laboratoriais não podem ser feitos todos ao mesmo tempo. Também pode ocorrer a morte de peixes antes do prazo final estabelecido para o abate. Essas são algumas das principais justificativas para a não observação de alguns valores em determinados indivíduos participantes do experimento.
Thesagro: Pacu
Dióxido de carbono
Impacto ambiental
Análise estatística
NAL Thesaurus: Fish
Carbon dioxide
Environmental impact
Statistical analysis
Data Created: 2013-01-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012AA005.pdf160,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace