Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944665
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, A. P. B.
WALKER, A. M.
BISPO, L. dos P.
KIILL, L. H. P.
Additional Information: AMANDA PRICILLA BATISTA SANTOS; AURIANA MIRANDA WALKER; LUMA DOS PASSOS BISPO; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
Title: Fenologia reprodutiva de Neoglaziovia variegata (Arruda) Mez (Bromeliaceae) em área de Caatinga no Município de Petrolina, PE.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/UNIVASF, 1., 2012, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.
Pages: p. 19-25.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 248).
Language: pt_BR
Keywords: Natural resource.
Description: Conhecida popularmente por caroá, Neoglaziovia variegata é uma bromélia que apresenta potencial ornamental, pela beleza de suas flores. Este trabalho teve por objetivo estudar o comportamento fenológico de populações naturais de N. variegata em área de Caatinga hiperxerófila, fornecendo informações para o manejo sustentável dessa espécie. A fenologia foi realizada entre novembro de 2010 e outubro de 2011 em 20 indivíduos de N. variegata, acompanhados semanalmente, registrando-se a presença ou ausência de botões florais, flores, frutos verdes e maduros. A população em estudo de N. variegata apresentou floração sequencial e contínua com padrão anual, que ocorreu exclusivamente no mês de novembro de 2010. Os frutos verdes surgiram ainda em novembro e levaram de cinco a seis meses para atingir a maturidade. Suas inflorescências possuem, em média, 52,05±20,9 botões (N=20), sendo encontradas em média 3,47±2,6 flores abertas por dia (N=20). A maioria dos indivíduos (60%) finalizou a abertura da inflorescência entre o 10o e 11º dia. A longevidade de suas inflorescências e/ou infrutescências, bem como a beleza de suas flores e frutos conferem a essa espécie um potencial ornamental, podendo ser utilizada em decorações de interior e projetos paisagísticos de um modo geral.
Thesagro: Recurso natural
Caroá
Frutificação
Floração
Neoglaziovia Variegata
Planta Ornamental.
Data Created: 2013-01-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciakiill.pdf224,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace