Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944733
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Jan-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, A. P. B.
SILVA, M. P. da
SOUZA, R. de C.
SANTOS, M. da C.
SOUZA, A. V. de
KIILL, L. H. P.
Informaçães Adicionais: AMANDA PRICILLA BATISTA SANTOS; MARA POLINE DA SILVA; RAIANY DE CASTRO SOUZA; MICAELE DA COSTA SANTOS; ANA VALERIA VIEIRA DE SOUZA, CPATSA; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
Título: Influência da concentração de BAP (6-benzilaminopurina) na micropropagação de Cereus albicaulis (Cactaceae),
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/UNIVASF, 1., 2012, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.
Páginas: p. 67-72.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 248).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Multiplicação
Propagação in vitro
Cereus albicaulis
Cactos
Natural resource.
Conteúdo: Os métodos convencionais de propagação são pouco eficientes para algumas espécies. Portanto, buscou-se, neste estudo, determinar o método mais eficiente para a micropropagação de Cereus albicaulis. O experimento foi realizado utilizando-se explantes de 1 cm, inoculados em potes plásticos contendo os meios de cultura WPM 100% e 50%, MS 100%, 50% e 25%, combinados com diferentes concentrações de BAP (0 mg L-1; 0,25 mg L-1; 0,5 mg L-1 e 1,0 mg L-1), totalizando 20 tratamentos. Foram utilizados 30 explantes por tratamento com seis repetições de cinco explantes. Após 45 dias, foram verificados a presença de raiz, o número de brotos/explante e o comprimento dos brotos. O maior número médio de brotos ocorreu em explantes inoculados nos meios com maior concentração de BAP. Entretanto, os tratamentos sem a adição de BAP foram responsáveis pelos maiores comprimentos médios dos brotos, mostrando que menores concentrações desta citocinina são mais favoráveis ao alongamento da parte aérea. Observou-se, ainda, que a adição de BAP influenciou negativamente a presença de raiz nos explantes. Portanto, os tratamentos MS/4+1,0 mg L-1 BAP e MS+1,0 mg L-1 BAP foram os mais eficientes para a obtenção de brotos de C. albicaulis, apesar de não favorecerem o crescimento nem o desenvolvimento de raízes.
Thesagro: Recurso natural
Caatinga
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lauciapiedade.pdf69,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace