Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944745
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, L. S. B. de
SAMPAIO, A. A.
MARTINS, L. M. V.
GAVA, C. A. T.
FERNANDES JUNIOR, P. I.
Additional Information: LAYANE SILVA BARBOSA DE SOUZA; ALINE ARAÚJO SAMPAIO; LINDETE MIRIA VIEIRA MARTINS; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; PAULO IVAN FERNANDES JUNIOR, CPATSA.
Title: Atividade amilolítica de rizóbios de feijão-caupi sobre diferentes fontes de amido.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/UNIVASF, 1., 2012, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.
Pages: p. 73-79.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 248).
Language: pt_BR
Keywords: Enzimas
Micro-organismos
Feijão caupi
Rizóbio.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade amilolítica extracelular de rizóbios de feijão-caupi in vitro. Foram realizados dois experimentos. No primeiro, as bactérias foram crescidas previamente em meio YM líquido e inoculadas em placas de Petri contendo meio YMA modificado pela utilização de amido como única fonte de carbono. No segundo ensaio, as bactérias selecionadas no primeiro experimento foram avaliadas quanto à capacidade de degradar amido de outras três fontes, além do amido de milho. Em ambos os experimentos, as bactérias foram incubadas e a atividade amilolítica foi verificada por meio da adição de tintura de iodo na placa de Petri, verificando-se a formação de um halo não corado ao redor das colônias. Das 22 bactérias avaliadas no primeiro experimento, as bactérias I13-4, I21-5, I21-4, I21-6, M53-1, I11-5, I12-6 e BR 3262 apresentaram atividade amilolítica. Os isolados I13-4 e I21-5 se destacaram, pois seus índices enzimáticos foram muito superiores na degradação do amido de trigo. Duas outras bactérias, I21-5 e I21-4, apresentaram maiores atividades amilolíticas na degradação do amido de mandioca, enquanto outras duas, BR 3262 e M53-1, se destacaram na degradação do amido de soja.
Thesagro: Feijão de corda
Vigna Unguiculata.
Data Created: 2013-01-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pauloivan.pdf87,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace