Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944910
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, S. S. da S.
COSTA, D. C. C. da
SANTOS, C. A. F.
TARGINO, H. M. de L.
Additional Information: SAMILA SAMEA DA SILVA SOUZA; DANIELLE CAROLINA CAMPOS DA COSTA; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; HERBERT MOUSE DE LIMA TARGINO, CPATSA.
Title: Teor de quercetina de acessos de cebola do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/UNIVASF, 1., 2012, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.
Pages: p. 139-144.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 248).
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético
Onion.
Description: Foi avaliado o teor de quercetina em 30 acessos do Banco de Germoplasma de Cebola da Embrapa Semiárido para orientar trabalhos de melhoramento para obtenção de cultivares com alto teor desse flavonoide. Cinco bulbos de cada acesso, cultivados nas mesmas condições e com cinco meses de armazenamento em câmara fria, foram avaliados para o teor de quercetina, por método espectrofotométrico e para o teor de sólidos solúveis. As concentrações de quercetina variaram de 226 μg/g a 706 μg/g nos acessos avaliados. Foi observada a formação de dois grupos: um com menor teor de quercetina, no qual foram inclusos cultivares importantes para o Vale do São Francisco, como IPA 10, IPA 11 e TEG 502 PRR, e outro com maior teor, formado, principalmente, por acessos procedentes do Rio Grande do Sul e sem adaptação à região Nordeste. A cor dos bulbos não influenciou nos teores de quercetina e nem na formação dos grupos. A correlação simples entre teor de quercetina x sólidos solúveis foi 0,14, não significativa, indicando que a seleção para uma dessas variáveis não interferirá na outra. Foi observada grande amplitude no teor de quercetina dentro dos acessos, possibilitando explorar essa variabilidade.
Thesagro: Cebola
Hortaliça
Allium Cepa
Flavonóide
Melhoramento Vegetal.
Data Created: 2013-01-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlossantos.pdf53,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace