Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945320
Title: Criopreservação de genótipos de mandioca.
Authors: RODRIGUES, L. A. Z.
ALVES, A. A. C.
PAIVA, L. V.
V, D.
Affiliation: LEONARDO AUGUSTO ZEBRAL RODRIGUES, UFLA; ALFREDO AUGUSTO CUNHA ALVES, SRI; LUCIANO VILELA PAIVA, UFLA; DAVID ELLIS, USDA-ARS.
Date Issued: 2012
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012. 1 CD-ROM.
Description: Mandioca (Manihot esculenta Crantz) é um alimento básico para a alimentação humana. É a terceira mais importante fonte de carboidratos nos trópicos, ocupando a sexta posição quando considerada a produção global. Nos últimos anos vários grupos de pesquisa têm relatado métodos para cultura de tecidos vegetais de mandioca, oferecendo importantes aplicações para as coleções de germoplasma, tais como a conservação, a facilidade de intercâmbio, micropropagação, erradicação de doenças, entre outros. Assim, um dos objetivos deste estudo foi ampliar essas investigações, avaliando os fatores associados à regeneração in vitro de duas cultivares de mandioca. Segmentos uninodais de plantas de mandioca crescidas in vitro foram cultivados até a obtenção de brotações axilares alongadas. Meristemas foram excisados e cultivados em quatro diferentes meios de cultura. A regeneração, o enraizamento e a formação de calos foram avaliados. Uma diferença significativa foi encontrada entre os meios de cultura testados. Para ambas as cultivares o melhor meio de cultura foi suplementado com 0,2 mg L-1 de cinetina e 1,0 g L-1 de carvão ativado. Em sequência a isso, vários métodos de criopreservação foram testados para o desenvolvimento de um protocolo de criopreservação eficiente para a conservação dessas cultivares. Usando a técnica de vitrificação, com uma solução de pré-tratamento modificada contendo 0,5% de Tween-20, alcançamos uma taxa de regeneração superior a 50% após exposição ao nitrogênio líquido.
Thesagro: Criopreservação
Mandioca.
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRIOPRESERVACAODEGENOTIPOS606.pdf103,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace