Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945371
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 16-Jan-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FONSECA, L. D. M.
HOTT, M. C.
AUAD, A. M.
HAMADA, E.
Informaçães Adicionais: LETÍCIA D'AGOSTO MIGUEL FONSECA, UFJF; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; ALEXANDER MACHADO AUAD, CNPGL; EMILIA HAMADA, CNPMA.
Título: Distribuição geográfica do Crysoperla externa no Brasil a partir de cenários de temperatura atual e futuros.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: WORKSHOP SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROBLEMAS FITOSSANITÁRIOS, 2012, Jaguariúna. Anais... Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012.
Páginas: 7 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: IPCC
Mudanças climáticas.
Conteúdo: O presente estudo visou uma melhor compreensão da distribuição geográfica do Chrysoperla externa com base nos cenários de temperatura do IPCC. O crisopideo apresenta ampla distribuição geográfica, e é usado como agende de controle biológico de pragas em lavouras. Para a elaboração dos mapas temáticos referentes aos estudos, utilizou-se as médias mensais de temperatura do IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change). Estas médias são divididas em 7 mapas raster que contêm em cada pixel, com tamanho de 30? (meio grau), a média de temperatura estimada. O primeiro mapa mostra a média atual de temperatura, a qual foi calculada através dos dados obtidos entre 1961 e 1990. Os outros mapas trazem um prognóstico das médias centradas em 2020, 2050 e 2080, sendo que para cada cenário se tem uma perspectiva otimista (o aquecimento global não será tão intenso) e o outro traz uma ótica pessimista (o aquecimento global trará modificações drásticas ao clima global). O software ArcGIS foi utilizado na separação das classes de temperatura e na confecção dos mapas finais. Os resultados encontrados apontam para uma diminuição da área de atuação nas regiões Norte e Nordeste do predador à medida que a média da temperatura aumenta, tornando essas regiões não favoráveis ou pouco favoráveis a sobrevivência do inseto.
Thesagro: Inseto para controle biológico
Distribuição geográfica
Clima
Temperatura
Sistema de Informação Geográfica.
NAL Thesaurus: Climate change
Geographical distribution
Geographic information systems
Chrysoperla externa.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012AA029.pdf538,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace