Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945960
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Jan-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RODRIGUES, R. R.
NAUE, C.
COSTA, V. S. de O.
BATISTA, D. da C.
BARBOSA, M. A. G.
Informaçães Adicionais: RAFAELA ROSA RODRIGUES; CARINE NAUE; VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA; DIOGENES DA CRUZ BATISTA, CPATSA; MARIA ANGELICA GUIMARAES BARBOSA, CPATSA.
Título: Inibição do crescimento de Xanthomonas campestris pv. viticola por sanitizantes.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/UNIVASF, 1., 2012, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.
Páginas: p, 307-312.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 248).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cancro-bacteriano
Vale do São Francisco
Sanitizantes
Controle
Disease.
Conteúdo: O cancro bacteriano é uma das principais doenças da videira no Vale do São Francisco e uma das estratégias de controle que vem sendo utilizada pelos produtores da região é o uso de sanitizantes. No entanto, não se conhece a real eficiência desses produtos no controle dessa bacteriose. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a eficiência de sanitizantes na inibição in vitro de isolados de Xanthomonas campestris pv. viticola (Xcv). Foram testados quatro sanitizantes clorados em diferentes dosagens: cloreto de dodecildimetil amônio, cloreto de benzalcônio, hipoclorito de sódio e dicloroisocianurato de sódio frente a três isolados de Xcv. O antibiograma foi realizado em meio NYDA semissólido, acrescido da suspensão do patógeno e deposição de discos de papel embebidos nas diferentes soluções dos sanitizantes. As avaliações foram realizadas com a medição do diâmetro do halo de inibição em dois sentidos opostos, calculando-se a média. Os isolados de Xcv foram medianamente sensíveis aos sanitizantes cloreto de dodecildimetil amônio e hipoclorito de sódio e pouco sensíveis ao cloreto de benzalcônio, enquanto o dicloroisocianurato de sódio não causou inibição em nenhum dos isolados testados.
Thesagro: Uva
Doença
Xanthomonas Campestris.
NAL Thesaurus: Grapes.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angelicaguimaraes.pdf159,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace