Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946672
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LOCATELLI, M.
GONÇALVES, E. L.
MARCOLAN, A. L.
FERNANDES, S. R.
PEQUENO, P. L. DE L.
VIEIRA, A. H.
MARCANTE, P. H.
Additional Information: MARILIA LOCATELLI, CPAF-RO; Ednaldo Lino Gonçalves, Bolsista PIBC/CNPq, Embrapa Rondônia; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; SAMUEL RODRIGUES FERNANDES, CPAF-RO; Petrus Luiz de Luna Pequeno, Docente, UNIR; ABADIO HERMES VIEIRA, CPAF-RO; PAULO HUMBERTO MARCANTE, CPAF-RO.
Title: Características Químicas do Solo Como Resultado do Corte e Trituração de Capoeira em Porto Velho, Rondônia.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. 1 CD-ROM. FERTBIO 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Queimadas.
Description: A queimada do roçado causa efeito direto sobre a estrutura do solo, agindo diretamente sobre os atributos químicos, atuando na saúde nutricional do solo bem como sua resposta às exigências por nutrientes essenciais para as plantas. Foi avaliado a influencia do corte e da trituração da capoeira comparando com os métodos convencionais de queima sobre os atributos químicos do solo. O estudo foi realizado em Porto Velho, num Argissolo VermelhoAmarelo álico, utilizando três sistemas de manejo da capoeira: contínua, triturada e queimada. O sistema de manejo com corte e trituração da capoeira propiciou maiores teores de potássio trocável e menores teores de alumínio trocável, em relação ao sistema com queima da capoeira. O sistema de manejo com queima da capoeira propiciou aumento de cálcio trocável e da saturação por bases do solo e diminuiu a acidez potencial (H+Al), em relação aos sistemas com capoeira continua e com capoeira triturada. Os sistemas de manejo não propiciaram diferenças de pH em água, fósforo extraível (Mehlich), magnésio trocável e matéria orgânica do solo. Os teores de cálcio e magnésio trocáveis e matéria orgânica e a saturação por bases do solo foram maiores na camada superficial do solo (0-5 cm) e menores na camada de 20 a 40 cm, independentemente, do sistema avaliado.
Thesagro: Fertilidade do Solo
Manejo do Solo.
Data Created: 2013-01-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERTBIO1722.pdf52,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace