Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/947152
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, M. S. L. da
FERREIRA, G. B.
GAVA, C. A. T.
CUNHA, T. J. F.
PARAHYBA, R. da B. V.
Additional Information: MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; GIZELIA BARBOSA FERREIRA, Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (Cofaspi); CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS.
Title: Avaliação de espécies vegetais para cobertura do solo em sistemas irrigados de cultivo orgânico de manga no Pólo Petrolina, BA/Juazeiro, BA.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Adubação orgânica
Fertilization
Mango.
Description: No Pólo Petrolina, PE/Juazeiro, BA, região semiárida do Nordeste brasileiro, muitos agricultores adotam no manejo do solo espécies vegetais plantadas em conjunto (misturadas) para produção de material orgânico. Essa mistura é conhecida como coquetel vegetal. Neste sentido, o presente estudo se propôs avaliar espécies vegetais para cobertura do solo em sistemas irrigados de cultivo orgânico de manga no Pólo Petrolina, BA/Juazeior,BA., de forma a favorecer o aumento da biodiversidade e fornecer material orgânico nos agroecossistemas propiciando o aumento de sua sustentabilidade. Para atingir os objetivos propostos avaliaram-se a produção de fitomassa, os teores de macro e micronutrientes na parte aérea e a atividade microbiana do solo. Com base nos resultados obtidos, a melhor opção de coquetel vegetal, nas condições de clima e solos estudados, foi o tratamento 4 (T4 - 50% leguminosa e 50% não leguminosa), seguido do T3 (75% leguminosa e 25% não leguminosa) e T5 (25% leguminosa e 75% não leguminosa).
Thesagro: Adubação verde
Matéria orgânica
Adubação de cobertura
Solo
Produção orgânica
Manga
Irrigação
NAL Thesaurus: Organic fertilizers.
Data Created: 2013-01-31
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fertbio2140.pdf268,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace