Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948896
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Fev-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SÁ, C. C.
SANTOS, A.
PEREIRA, A. L. C.
DINIZ, M. C.
Informaçães Adicionais: CLEBIANO COSTA SÁ; ALAN DOS SANTOS; AMANDA LUIZA COSTA PEREIRA; MICHELY CORREIA DINIZ.
Título: Análise preliminar do perfil genético da ictiofauna das regiões afetadas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/UNIVASF, 1., 2012, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.
Páginas: p. 504-508.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 248).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Peixe
Relações filogenéticas
Rio São Franciasco
Conteúdo: O Rio São Francisco é um dos principais rios do Brasil, no entanto, pouco se conhece sobre a taxonomia, relações filogenéticas e biogeografia de sua biota. Sua ictiofauna possui elevado endemismo, estando sujeita a possíveis impactos do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional (PISF). Este trabalho objetivou realizar uma busca in silico de genes alvos potenciais para estimar relações filogenéticas entre as espécies de peixes do Rio São Francisco, a fim de subsidiar as atividades in vitro para conhecimento do perfil genético da ictiofauna das regiões impactadas. Sequências nucleotídicas foram pesquisadas para 152 espécies da ictiofauna. Além disso, topologias de espécies endêmicas pertencentes à família Characidae foram inferidas no software MEGA 5.0 com os métodos Maximum Likelihood (ML) e Neighbor-joining (NJ). As buscas resultaram num total de 2008 sequências, sendo que 68 espécies não apresentaram dados genômicos registrados. As topologias diferiram apenas ao relacionar Roeboides xenodon em diferentes clados, sendo a árvore gerada com NJ a que mais corroborou com inferências descritas na literatura. Esses resultados preliminares intensificam a necessidade da caracterização genética das populações a serem impactadas, servindo também de subsídios para comparações futuras com as espécies oriundas das bacias.
Thesagro: Recurso natural
Ictiofauna
NAL Thesaurus: Natural resource
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
michelydeniz.pdf121 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace