Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949649
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Ocidental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 18-Fev-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BRANDÃO, A. B.
MARTINS, G. C.
Informaçães Adicionais: GILVAN COIMBRA MARTINS, CPAA.
Título: Avaliação de diferentes modos de preparo de área sob a capoeira na melhoria dos atributos do solo e da produtividade da cultura da mandioca.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL, 9., 2012, Manaus. Anais... Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental, 2012. p. 79-85. (Embrapa Amazônia Ocidental. Documentos, 100).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Tecnologias alternativas.
Conteúdo: Na zona rural da Amazônia o corte e queima constitui o sistema mais comumente usado no preparo de área sob a capoeira. Duas tecnologias alternativas a esse processo foram testadas na Embrapa Amazônia Ocidental. O corte e trituração que consiste na trituração da biomassa dessa vegetação secundária com o auxílio de uma trilhadeira, formando assim uma capa protetora de resíduos que retornaram ao solo. O outro sistema testado foi o corte e a carbonização, na qual partes dos resíduos vegetais foram levados a um forno, onde foi feito o carvão que retornou ao solo. O delineamento utilizado foi blocos ao acaso arranjado em parcelas subdivididas. Os objetivos do estudo foram à avaliação das propriedades químicas e físicas do solo, submetidos aos tratamentos T1 - Corte e Queima; T2 - Corte e Trituração e T3 - Corte e Carbonização. Conclui-se que não houveram diferenças as formas de manejo do solo sob a capoeira, evidenciando que mais estudos são importantes para uma melhor análise.
Thesagro: Capoeira
Manejo do Solo.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IXJornadacapoeira.pdf240,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace