Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949801
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: VIEIRA, S. R.
PIERRE, L. H.
GREGO, C. R.
SIQUEIRA, G. M.
Additional Information: SIDNEY ROSA VIEIRA, UFRRJ; LUIZA HONORA PIERRE, UFRRJ; CELIA REGINA GREGO, CNPM; GLÉCIO MACHADO SIQUEIRA, MAEC-AECID/ESPANHA.
Title: Relação espacial entre características dendrométricas de seringueira (Hevea Brasiliensis) e de atributos físicos do solo.
Publisher: Revista de Ciência da Vida, Rio de Janeiro, RJ, v. 32, n. 2, p. 63-73, jul./dez. 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Geoestatística
Variabilidade espacial
Atributos de planta e do solo
Description: O objetivo deste trabalho foi determinar a variabilidade espacial e relação entre características dendrométricas de Hevea brasiliensis e de atributos físicos do solo. As medições foram realizadas em uma área de 10 ha cultivada com seringueira no Centro Experimental Central do Instituto Agronômico ? IAC (Campinas, São Paulo, Brasil). As árvores de Hevea brasiliensis [(Willd. ex Adr. To Juss.) Müell. Arg.] foram plantadas em 1992 com espaçamento de 3 m x 7 m. As amostragens foram realizadas em 232 pontos com espaçamento de 20 m x 20 m. As características dendrométricas e os atributos físicos avaliados foram: o diâmetro na altura do peito (Diâmetro, m), a altura das árvores (Altura, m), a condutividade hidráulica saturada (Kθ, m dia-1) e a resistência do solo à penetração (RP, MPa). As características dendrométricas de seringueira e os atributos físicos do solo apresentaram grau de dependência espacial moderado-baixo; Os valores de efeito pepita (C0) demonstram que as características dendrométricas das árvores de seringueira (diâmetro e altura) apresentam menor descontinuidade espacial que os atributos físicos do solo (condutividade hidráulica e resistência do solo à penetração); As características dendrométricas das árvores de seringueira (diâmetro e altura) apresentam maior estabilidade espacial ao longo do tempo que os atributos físicos do solo, que são mais susceptíveis ao processo de manejo e as características do solo e clima.
Data Created: 2013-02-18
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Celia.pdf758,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace