Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949852
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LEAO, P. C. de S.
CRUZ, C. D.
MOTOIKE, S. Y.
Additional Information: PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; COSME DAMIÃO CRUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; SÉRGIO Y. MOTOIKE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Title: Diversidade genética de cultivares de uva para processamento no Vale do São Francisco.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Videira
Análise multivariada
Vale do São Francisco
Diversidade genética
Acesso
Vitivinicultura.
Description: Os objetivos deste trabalho foram avaliar o comportamento agronômico, quantificar a variabilidade e estimar as distâncias genéticas de 66 acessos de videira destinadas a elaboração de vinhos, presente no Banco de Germoplasma de Videira da EMBRAPA Semi-Árido, em Juazeiro, BA, por meio da caracterização de descritores fenotípicos de variação contínua e discreta. As técnicas multivariadas utilizadas, componentes principais, método de otimização de Tocher, e projeção gráfica das distâncias, foram eficientes no agrupamento dos genótipos mais similares, de acordo com as suas características fenotípicas. Não houve concordância na formação dos grupos pelo método de otimização de Tocher, quando foram avaliadas características morfo-agronômicas de variação contínua e discreta. A utilização de variáveis discretas permitiu a separação de Vitis vinifera e híbridos em grupos distintos. Correlações significativas positivas foram observadas entre peso, comprimento e largura de cachos, bem como, correlação negativa entre acidez total titulável e relação SST/ATT. 84,12% da variação total presente nos dados originais foi explicada pelos primeiros quatro componentes principais. Os resultados obtidos demonstram que existe pequena variabilidade entre os acessos de uvas para vinho no Banco de Germoplasma da Embrapa Semi-Árido.
Thesagro: Uva
Germoplasma
Processamento
Vinho.
NAL Thesaurus: Grapes
Data Created: 2013-02-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia20121.pdf391,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace