Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949865
Title: Potencial pedoclimático do estado de Alagoas para a cultura do milho em manejo com alta tecnologia, manejo C e cenário chuvoso regular.
Authors: SILVA, A. B. da
AMARAL, A. J. do
BARROS, A. H. C.
ACCIOLY, L. J. de O.
SANTOS, J. C. P. dos
ARAUJO FILHO, J. C. de
OLIVEIRA NETO, M. B. de
PARAHYBA, R. da B. V.
GOMES, E. C.
Affiliation: ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS; LUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; ELMO CLARCK GOMES.
Date Issued: 2012
Citation: In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 29., 2012, Águas de Lindóia. Diversidade e inovações na era dos transgênicos: resumos expandidos. Campinas: Instituto Agronômico; Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2012. p. 1778-1785. 1 CD-ROM.
Description: Este trabalho tem como objetivo identificar e quantificar o potencial pedoclimático do Estado de Alagoas para o cultivo de milho. A partir do levantamento de solos do Estado (escala 1:100.000), foi realizada a aptidão pedológica de cada classe. Na avaliação da aptidão climática foram definidos cinco critérios para compor a legenda dos mapas: a) aptidão plena sem limitação climática; b) plena, mas com pequeno excesso hídrico; c) moderada por excesso hídrico; d) moderada por deficiência hídrica; e e) inapta elevada deficiência hídrica. A aptidão pedoclimática foi obtida pela sobreposição dos mapas de potencial pedológico e de aptidão climática. O Estado de Alagoas apresenta 3.947 km2 (14% da área total) com potencial pedoclimático Preferencial para a cultura do milho. São as áreas dos tabuleiros, com predomínio de Argissolos e Latossolos. A classe com potencial pedoclimático Médio ocupa 7.595 km2 (27% da área total) e localiza-se nos municípios Paripueira, Barra de São Miguel, Flexeiras, São Luís do Quitunde, Chã Preta, Quebrangulo, Viçosa, Santana do Ipanema, Batalha, Senador Rui Palmeira e Mata Grande. Os fatores restritivos são relevo ondulado, solos pouco profundos, pedregosidade, textura arenosa e riscos de erosão. Em alguns locais há problemas de excesso hídrico e período chuvoso prolongado. As classes com potencial Baixo e Muito Baixo ocupam 15.712 km2 (55% da área estadual) e estão presentes principalmente na parte oeste do estado. Os fatores restritivos são deficiência hídrica, solos rasos, relevo forte ondulado e montanhoso, textura arenosa, pedregosidade, rochosidade e, em áreas de baixada, drenagem deficiente e riscos de salinização.
Thesagro: Zea Mays
Clima
Manejo do Solo
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO-ADEMAR-BARROS-CNMS-2012-AGUAS-DE-LINDOIA-N-06747-2.pdf1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace