Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950330
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Fev-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: GOMES, R. J.
CIPRIANI, H. N.
DIAS, L. E.
COSTA, M. D.
MORAIS, L. E.
MARTINS, S. C. V.
AMEZQUITA, S. P. M.
Informaçães Adicionais: HENRIQUE NERY CIPRIANI, CPAF-RO.
Título: Avaliação da Fitotoxidade de Arsênio em Variáveis Fisiológicas de Acacia mangiun Willd ., Inoculadas com Fungos Micorrizicos Arbusculares.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fitorremediação
Micorriza
Taxa fotossintética
Trocas gasosas
Conteúdo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito fisiológico do arsênio em mudas de Acacia mangium Willd. cultivadas em solo com diferentes concentrações de arsênio quando estas estão inoculadas com fungos micorrizicos. O ensaio foi conduzido em casa de vegetação. Amostras de uma mistura 3/1 (v/v) de um Latossolo Vermelho distrófico com areia, foi incubada com diferentes doses de As (0; 50; 100 mg kg -1 de As). Após a incubação procedeu-se o plantio das sementes e a inoculação dos fungos micorrizicos. O experimento foi montado em blocos casualizados, com quatro repetições. Aos 115 dias de cultivo avaliaram-se as trocas gasosas das plantas para registro da taxa fotossintética líquida, da taxa transpiratória, da condutância estomática, da relação entre a concentração interna e a concentração externa de CO2 e da eficiência instantânea do uso da água. Os esultados demonstraram que a exposição das mudas de A. mangium ao arsênio aumentou a relação CO2 interno/externo, diminuiu a eficiência instantânea do uso da água e da taxa fotossintética e não alterou a condutância estomática e a taxa transpiratória, independentemente da inoculação com fungos micorrízicos arbusculares.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERTBIO1397.pdf193,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace