Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950461
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Fev-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BARROS, H. S. D.
PEREIRA, A. G.
CRUZ, E. D.
MORAIS, C. B. de
SILVA, E. A. A. da.
Informaçães Adicionais: HELLEN SÍGLIA DEMETRIO BARROS, UNESP; ADRIANO GONÇALVES PEREIRA, CPATU; ENIEL DAVID CRUZ, CPATU; CRISTIANO BUENO DE MORAIS, UNESP; EDVALDO APARECIDO AMARAL DA SILVA, UNESP.
Título: Caracterização biometrica de frutos de Parkia gigantocarpa Ducke (Leguminosae-Mimosoideade).
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Morfologia
Sementes florestais
Variabilidade
Conteúdo: Parkia gigantocarpa Ducke, conhecida como popularmente como fava-atanã, é uma espécie alógama, cujo fruto é uma vagem. O trabalho teve como objetivo determinar características biométricas de frutos de Parkia gigantocarpa Ducke oriundas do Estado do Pará. Para avaliar a biométria dos frutos determinaram-se as variáveis: comprimento (mm) e largura (mm). Os dados de biometria de frutos e sementes foram analisados pela distribuição de frequência, sendo suas variáveis analisadas pelo programa de análise estatística software SISVAR. O comprimento e a largura dos frutos variaram de 250,0 a 929,2 mm e 49,0 a 78,3 mm, respectivamente. Sendo que a maioria dos frutos (63,71%) teve o comprimento entre 541,1 a 638,5 mm, para a largura (65,8%) ficaram na faixa entre 55,6 a 62,1 mm. Os frutos de P. gigantocarpa apresentaram ampla variabilidade nas suas características biométricas, dentro de diferentes matrizes de um mesmo local de ocorrência.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parkiagigantocarpa2.pdf282,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace