Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951118
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SARGES, R. B. de
MARTINS-DA-SILVA, R. C. V.
COSTA, C. C.
XAVIER JUNIOR, S. R.
Additional Information: RAFAEL BELÉM DE SARGES, BOLSISTA CPATU; REGINA CELIA VIANA MARTINS DA SILVA, CPATU; CATIA COELHO COSTA, BOLSISTA CPATU; SEBASTIAO RIBEIRO XAVIER JUNIOR, CPATU.
Title: Caesalpinioideae (Leguminosae) importantes para o manejo florestal no estado do Pará.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Brahms
Coleções científicas
Manejo florestal
Pará.
Description: Leguminosae é a terceira família mais numerosa dentre as angiospermas, apresenta potencial econômico amplamente conhecido. Encontra-se dividida em três sub-familias (Caesalpinioideae, Mimosoideae e Papilionoideae). Caesalpinioideae conta com quatro tribos, 171 gêneros e 2.250 espécies. Este trabalho objetivou elaborar a lista das espécies de Caesalpinioideae importantes para o manejo florestal no estado do Pará e indicar suas respectivas áreas de ocorrência nesse Estado. A lista preliminar foi elaborada a partir da lista oficial da SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente - PA) inerente às espécies produtoras de madeireira, complementada pela lista do IBAMA, pelas informações de algumas madeireiras do Estado e das amostras de madeira que chegam à Xiloteca da Embrapa Amazônia Oriental para serem identificadas. A seguir, foram consultados os acervos dos herbários IAN, INPA, MG e RB a fim de registrar o local de ocorrência dessas espécies. Com essas informações, construiu-se um banco de dados em Brahms (Botanical Research and Herbarium Management System), onde estão sendo incluídas as coordenadas geográficas a partir do Google Earth. O mapa de ocorrência dos táxons foi construído utilizando DIVA-GIS. Foram encontradas 39 espécies circunscritas em 20 gêneros. Esses resultados indicam a considerável presença dessa subfamília no Estado e, a área de ocorrência dessas espécies, em outros estados da Amazônia, evidencia a representatividade dessa subfamília na região.
Thesagro: Herbário.
Data Created: 2013-02-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
209.pdf214,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace