Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951498
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Corte - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 27-Fev-2013
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: BONO, J. A. M.
MACEDO, M. C. M.
TORMENA, C. A.
NANNI, M. R.
GOMES, E. P.
MÜLLER, M. M. L.
Informaçães Adicionais: José Antonio Maior Bono, Professor Titular da Universidade Anhanguera - UNIDERP; MANUEL CLAUDIO MOTTA MACEDO, CNPGC; Cássio Antonio Tormena, Professor Associado do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá - UEM; Marcos Rafael Nanni, Professor Associado do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá - UEM.; Eder Pereira Gomes, Professor da Universidade Federal da Grande Dourados; Marcelo Marques Lopes Müller, Professor Adjunto, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO.
Título: Infiltração de água no solo em um latossolo vermelho da região sudoeste dos cerrados com diferentes sistemas de uso e manejo.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.36, n.6, p.1845-1853, Nov./Dec. 2012.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Integração lavoura-pecuária.
Conteúdo: Na região do Cerrado, as atividades agrícolas têm provocado impactos negativos, principalmente, na qualidade do solo e da água. Tanto em sistemas de exploração agrícola ou de pecuária, com diferentes manejos, a degradação física do solo é uma das consequências da redução da produtividade. O objetivo deste trabalho foi verificar a infiltração de água no solo sob influência de diferentes sistemas de manejo em um Latossolo Vermelho distrófico na região dos Cerrados. Os tratamentos foram os seguintes sistemas de manejo: a) solo sob vegetação nativa; b) solo com implantação de lavoura de soja durante um ano, seguido de três anos de pastagens; c) solo com implantação de lavoura de soja durante quatro anos, seguidos por quatro anos de pastagem; d) solo com lavoura de soja contínua em sistema de plantio direto; e e) solo com pastagem continuamente. Foram avaliadas, no período de 1995 a 2002, a velocidade de infiltração básica (VIB) e a infiltração de água acumulada no solo, utilizando o método de duplos anéis concêntricos. Os usos do solo com sistema de lavoura contínua, pecuária contínua e integração lavoura-pecuária tiveram a velocidade de infiltração básica e infiltração acumulada reduzidas em relação ao solo com vegetação nativa na região do Cerrado. Entre os sistemas estudados, o sistema de integração lavoura-pecuária foi o que apresentou valores mais próximos aos do solo sob vegetação nativa.
Thesagro: Física do Solo
Manejo do Solo.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
macedo.pdf812,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace