Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951756
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRITO, M. V. de
GOMES, M. F. da C.
SÁ, G. H. de
COSTA, M. F.
VIANA, J. P. G.
SOUSA, C. C. de
GOMES, S. O.
LIMA, P. S. da C.
VALENTE, S. E. dos S.
Additional Information: MARILHA VIEIRA DE BRITO, UFPI; MARIA FERNANDA DA COSTA GOMES, UFPI; GISELE HOLANDA DE SÁ, UFPI; MARCONES FERREIRA COSTA, UFPI; JOÃO PAULO GOMES VIANA, UFPI; CAMILA CAMPÊLO DE SOUSA, UFPI; SULIMARY OLIVEIRA GOMES, UFPI; PAULO SARMANHO DA COSTA LIMA, CPAMN; SÉRGIO EMÍLIO DOS SANTOS VALENTE, UFPI.
Title: Avaliação de métodos de extração de DNA genômico em Ocimum basilicum.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Description: A espécie Ocimum basilicum popularmente conhecida como manjericão ou alfavaca, é encontrada em regiões tropicais e subtropicais da África, Ásia e América do Sul. Essa espécie é economicamente importante devido à produção de grande quantidade de óleos essenciais. Tendo em vista sua importância econômica, fazem-se necessários estudos moleculares para fins de caracterização, filogenia e conservação de germoplasma. O objetivo deste estudo foi avaliar quatro protocolos de extração de DNA em Ocimum basilicum. Realizou-se extrações de DNA de acordo com quatro protocolos descritos na literatura, com modificações na quantidade de tecido foliar. Apenas três, dos quatro protocolos avaliados resultaram em DNA e dentre estes, dois podem ser ditos como os mais eficientes no isolamento de DNA de Ocimum basilicum em quantidades satisfatórias. O DNA extraído por todos os protocolos avaliados se apresentou degradado e com baixo grau de pureza, fato que pode ter relação com os altos teores de óleos essenciais e metabólitos secundários, característicos da espécie e razão de seu potencial econômico. Diante dos resultados, concluise que dois dos métodos de extração de DNA avaliados foram eficientes no isolamento em quantidades satisfatórias, mas quanto a integridade e pureza das amostras, ainda faz-se necessária etapas de otimização dos protocolos padrões de extração.
Thesagro: Alfavaca
DNA
Manjericão.
Data Created: 2013-02-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
549.pdf168,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace