Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/953093
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 14-Mar-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUSA, C. C. de
SANTOS, M. F. dos
CARVALHAES, M. A.
SILVA, K. J. D. e
LIMA, P. S. da C.
Informaçães Adicionais: CAMILA CAMPÊLO DE SOUSA, UFPI; MICHELLI FERREIRA DOS SANTOS, UFPI; MARIANA APARECIDA CARVALHAES, CPAMN; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; PAULO SARMANHO DA COSTA LIMA, CPAMN.
Título: Análise de correlações canônicas entre marcadores morfológicos e moleculares em populações naturais de babaçu.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Páginas: 5 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Análise multivariada
Técnica biométrica.
Conteúdo: Objetivou-se estudar as relações canônicas obtidas de dados morfológicos e moleculares de populações naturais de babaçu. Realizaram-se análises morfológica e molecular. Os dados morfológicos foram obtidos no período de março a dezembro de 2010, sendo eles: número de cachos/planta, circunferência do estipe ao nível do solo, circunferência do estipe ao nível do peito, altura do estipe, peso dos frutos/planta, peso das amêndoas/planta, peso das amêndoas/peso dos frutos, números de frutos/planta, peso médio dos frutos, números de amêndoas e peso médio das amêndoas. Os dados moleculares obtidos constituíram uma matriz binária a partir das bandas dos fragmentos amplificados ao acaso dos marcadores RAPD. Procedeu-se com as análises de correlações canônicas, considerando-se dois conjuntos de variáveis. Na análise de variância multivariada (MANOVA) e testes de comparação de médias, observa-se significância a 1% de probabilidade entre os dados analisados. Os resultados obtidos evidenciam uma baixa correlação entre os dados morfoagronômicos e moleculares nas populações estudadas (< 0,60), com uma média absoluta de 0,118027. O maior valor de correlação encontrado é 0,5683 e há 56 correlações nulas.
Thesagro: Orbignya Phalerata.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4521.pdf326,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace