Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/953105
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, M. F. dos
SOUSA, C. C. de
CARVALHAES, M. A.
SILVA, K. J. D. e
LIMA, P. S. da C.
Additional Information: MICHELLI FERREIRA DOS SANTOS, UFPI; CAMILA CAMPÊLO DE SOUSA, UFPI; MARIANA APARECIDA CARVALHAES, CPAMN; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; PAULO SARMANHO DA COSTA LIMA, CPAMN.
Title: Análise de componentes principais em populações naturais de babaçu (Orbignya phalerata Mart.).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Keywords: Morfoagronômicos.
Description: O objetivo desse trabalho foi quantificar a variabilidade genética entre populações naturais de babaçu, a partir de caracteres morfoagronômicos, visando dar suporte a trabalhos de seleção, manejo e melhoramento dessa espécie Foram mensurados, no período de março a dezembro de 2010, os seguintes dados: número de cachos/planta (NCP), circunferência do estipe ao nível do solo (CAS), circunferência do estipe ao nível do peito (CAP), altura do estipe (ALT), peso dos frutos/planta (PFP), peso das amêndoas/planta (PAP), peso das amêndoas/peso dos frutos (PAPF), números de frutos/planta (NFP), peso médio dos frutos (PMF), números de amêndoas (NAM) e peso médio das amêndoas (PMA). Para avaliação da divergência genética, utilizou-se a análise multivariada por meio dos componentes principais e da distância Euclidiana Média Padronizada. Pela análise dos componentes principais, verificou-se que o primeiro componente principal absorveu 99,62% da variação acumulada. Os caracteres de maior contribuição para discriminação dos genótipos foi o peso de frutos por planta (PFP) e o peso de amêndoas por planta (PAP); e os caracteres que menos contribuíram para variação total, sendo, passivos de descarte, foram o peso das amêndoas/peso do fruto (PA/PF) e o número de cachos por planta (NCP). Com base nos caracteres morfoagronômicos avaliados existe variação genética entre os genótipos estudados possibilitando a identificação de genótipos para futuros programas de melhoramento.
Thesagro: Babaçu
Seleção.
Data Created: 2013-03-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1581.pdf344,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace