Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/953199
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Mar-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, A. C. da
ROCHA, M. de M.
D'AREDE, L. O.
BARROS, H. S. D.
MORAIS, C. B. de
SILVA, C. J.
SANTOS, J. L.
Informaçães Adicionais: ALEXANDRE CARNEIRO DA SILVA, UNESP, Botucatu, SP.; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; LUCIALDO OLIVEIRA D'AREDE, UESB, Vitória da Conquista, BA.; HELLEN SÍGLIA DEMÉTRIO BARROS, UNESP, Botucatu, SP.; CRISTIANO BUENO DE MORAIS, UNESP, Botucatu, SP.; CARLOS JORGE SILVA, UNESP, Botucatu, SP.; JERFFSON LUCAS SANTOS, UESB, Vitória da Conquista, BA.
Título: Variabilidade genética para o florescimento e caracterers relacionados à arquitetura de plantas de feijão-caupi.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Páginas: 5 p.
Idioma: pt_BR
Notas: Título: Variabilidade genética para o florescimento e caracterers [i.e. caracteres], relacionados à arquitetura de plantas de feijão-caupi.
Palavras-chave: Ideótipo de planta
Vigna unguiculata
Melhoramento vegetal
Conteúdo: O melhoramento genético do feijão-caupi para a arquitetura de planta favorece o desenvolvimento de genótipos com características de estrutura de planta adaptada à colheita mecânica, o que torna possível a mudança no perfil do sistema produtivo e o estímulo à iniciativa empresarial para a produção em grande escala. O presente trabalho teve como objetivo estudar a variabilidade genética para o florescimento e caracteres relacionados à arquitetura de plantas de feijão-caupi. Para isso, um experimento foi conduzido com oito genótipos (BRS Marataoã, BRS Paraguaçu, BRS Pajeú, BRS Xiquexique, BRS Guariba, BRS Potengi, BRS Cauamé e BRS Itaim) e quatro repetições, no delineamento estatístico de blocos ao acaso. Foram avaliados os caracteres de florescimento pleno (FP), altura de inserção de primeira vagem (APV), comprimento de vagem (CV) e comprimento do pedúnculo (CPP). Os genótipos apresentaram variabilidade genética para os caracteres estudados que indica a possibilidade de seleção e ganhos no melhoramento genético da espécie.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9910001.pdf258,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace