Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/953437
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 19-Mar-2013
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SILVA NETO, M. L. da
SMIDERLE, O. J.
SILVA, K. da
FERNANDES JUNIOR, P. I.
XAVIER, G. R.
ZILLI, J. E.
Informaçães Adicionais: MANOEL LUIZ DA SILVA NETO; OSCAR JOSE SMIDERLE, CPAF-RR; KRISLE DA SILVA, CPAF-RR; PAULO IVAN FERNANDES JUNIOR, CPATSA; GUSTAVO RIBEIRO XAVIER, CNPAB; JERRI EDSON ZILLI, CNPAB.
Título: Compatibilidade do tratamento de sementes de feijão-caupi com fungicidas e inoculação com estirpes de Bradyrhizobium.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 48, n. 1, p. 80-87, jan. 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fixação biológica de nitrogênio
Biological nitrogen fixation.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a compatibilidade do tratamento de sementes com fungicidas e a inoculação com estirpes de Bradyrhizobium em feijão-caupi. Em laboratório, avaliou-se a sobrevivência de células nas sementes da cultivar BRS Guariba, tratadas ou não com fungicidas (fludioxonil, carbendazim, carbendazim + thiram e carboxin + thiram) e inoculadas ou não com Bradyrhizobium (estirpes UFLA3‑84, BR 3267, INPA3‑11B e BR 3262). Em casa de vegetação, conduziu-se experimento em vasos de Leonard, com os mesmos tratamentos. Foram avaliados: massa de matéria seca da parte aérea, além de número e massa de nódulos 25 dias após a emergência das plantas. No campo, dois experimentos foram conduzidos, tendo-se utilizado a estirpe BR 3262, com aplicação de fungicidas nas sementes: um em área de primeiro cultivo e outro em área cultivada anteriormente com culturas anuais. Avaliaram-se, aos 35 dias, o número de nódulos, a massa de nódulos secos e a massa de matéria seca da parte aérea, e, na colheita, a produtividade de grãos. Os fungicidas não tiveram efeito significativo sobre a sobrevivência de Bradyrhizobium, a nodulação das plantas e o rendimento de grãos, que, em média, foi superior a 1.200 kg ha‑1. O tratamento de sementes de feijão‑caupi com fungicidas é compatível com a inoculação das estirpes avaliadas.
Thesagro: Feijão
Doença
Semente
Nodulação
Vigna Unguiculata.
NAL Thesaurus: Nodulation
Bradyrhizobium.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauloIvan.pdf577,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace