Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/955702
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1984
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALVES, E. R. de A.
Additional Information: ELISEU ROBERTO DE ANDRADE ALVES, DE-PR.
Title: Políticas para a agricultura.
Publisher: In: SIMPÓSIO SOBRE FERTILIZANTES NA AGRICULTURA BRASILEIRA, 1984, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: EMBRAPA-DEP, 1984.
Pages: p. 597-606.
Language: pt_BR
Notes: Publicado também em: YEGANIANTZ, L. (Org.). Pesquisa agropecuária: novos rumos: Eliseu Roberto de Andrade Alves e outros. Brasília, DF: EMBRAPA-DEP, 1985.
Keywords: Demanda de alimento.
Description: o tema que nós queremos dicsutir aqui está bastante relacionado com o que temos considerado como os dilemas que a agricultura brasileira está enfrentando. A idéia fundamenta é que a agriculturan o Brasil passou,e ainda está passando por uma transformação interna muito intensa ;essa transformaçãon, o fundo, conforme as avaliações tem levado a demanda de produtos agrícolasa crescera uma taxa de pelo menos, 6,5%, segundo estimativas disponíveis. Esse crescimento potencial da demanda é de ordem de 2,3%, como conseqüência do crescimento da população, sendo uma grande parte em função das necessidade de exportação (para fazer face às demandas que vêm do setor externo, ou seja da áreai nternacional), uma grande parte para pagar um déficit que a agricultura brasileira, ou a sociedade brasileira, tem com os setores mais pobres da população (que realmente perderam muito em matéria do estado nutricional desde a década de 70), e também a demanda que vem da área nova, basicamentep ara toda a agricultura mundial, que é a área da energia. Quer dizer que, se juntarmos isso tudo, o crescimento da população,a mudança de localização dessa população, a necessidadde e exportar cada vez mais (a fim de se enfrentar o enorme débito que o Brasil tem com a área internacional), a necessidade de realocar recursos da agricultura (para que ela produza mais energia), e ainda a necessidade de se recuperar o nível nutricional da populaçãob rasileira as estimativas mostrarã o que nos próximos anos nossa agricultura deveria estar crescendo pelo menos, a uma taxa de 6,5% ao ano.
Thesagro: Agricultura
Produtividade
Fertilizante
Política
Tecnologia.
Data Created: 2013-04-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Politicasparaaagricultura.pdf963,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace