Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/956689
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Abr-2013
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PEIXOTO, R. T. dos G.
WESENBERG, J.
BALIEIRO, F. de C.
SATTLER, D. K.
NAEGELI, F. E.
FONTANA, A.
FIDALGO, E. C. C.
ALBINO, J. C. T.
KOCH, G. M
CESÁRIO, F. V.
Informaçães Adicionais: RICARDO TRIPPIA DOS G PEIXOTO, CNPS; University of Applied Sciences Cologne; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; University of Applied Sciences Cologne; University of Applied Sciences Cologne; ADEMIR FONTANA, CNPS; ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS.
Título: Uso da terra e dos recursos naturais relacionados à dinâmica da paisagem e indicadores para subsidiar o planejamento agroambiental em áreas de Mata Atlântica. Resultados parciais preliminares da bacia do Guapi-Macacu.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO CIENTÍFICO DO PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS, 2. , 2012, Cachoeiras de Macacu, RJ. Resumos... Rio de Janeiro: INEA, 2012.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fragmentos florestais
Mapeamento
Estoque de carbono
Conteúdo: Resumo O manejo dos agroecossistemas quando feitos de forma inadequada podem promover a degradação do meio ambiente, com perda na capacidade produtiva dos solos, diminuição da biodiversidade e comprometimento da qualidade e quantidade dos recursos hídricos. Um dos grandes exemplos é o processo contínuo de degradação da Mata Atlântica, bioma da lista dos ?hotspots?. Fatores como a urbanização do meio rural, a redução da produtividade e renda nos empreendimentos agrícolas, principalmente para o pequeno produtor familiar, além da dificuldade no acesso ao crédito, são apontados como fatores responsáveis do êxodo rural e degradação do solo e da água no Estado do Rio de Janeiro. O estabelecimento de alternativas para o uso sustentável dos recursos naturais, planejamento e gestão do uso das terras, são particularmente importantes para reverter essa situação comum nas áreas agrícolas. O projeto busca entender como os múltiplos usos da paisagem impactam os serviços prestados pelos ecossistemas em diferentes escalas, a fim de subsidiar os produtores rurais e suas organizações e setores públicos que incentivem a adoção de práticas adequadas à manutenção destes serviços pelos produtores. Com isso, se tornam provedores de serviços desempenhados pelo meio ambiente, com a ação dos agricultores, que resultam em condições adequadas para a sustentabilidade e à sadia qualidade de vida. O projeto pretende, a partir de uma abordagem interdisciplinar e de ações participativas com o produtor rural (Figura 1), analisar a dinâmica espaço-temporal da paisagem e selecionar indicadores de qualidade de solo e água e da paisagem como subsidio ao planejamento e gestão agroambiental do uso das terras e à tomada de decisão sobre práticas de manejo sustentável que contribuam para potenciais benefícios gerados pelos serviços ambientais: sequestro de carbono, melhoria da qualidade e quantidade da água, e da promoção e conservação da biodiversidade, nas bacias do Córrego Pito Aceso (Bom Jardim) e dos rios Guapiaçú e Macacu (Cachoeiras de Macacu). O Projeto encontra- se na fase de encerramento até dezembro/2012 e muitos dados ainda estão sendo analisados, portanto serão apresentados os resultados preliminares e parciais de algumas Atividades.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Usodaterraedosrecursos.pdf549,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace