Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/957309
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, E. F. da
ILKIU-BORGES, F.
MENEZES, R. S. de
BOARI, A. de J.
OLIVEIRA, E. C. P. de
Additional Information: Edilson Freitas da Silva, FINESP/EMBRAPA; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU; Rayane Soares de Menezes, CNPQ/EMBRAPA; ALESSANDRA DE JESUS BOARI, CPATU; Elaine Cristina Pacheco de Oliveira, CNPQ/EMBRAPA.
Title: Anatomia das folhas de Elaeis guineensis Jacq. (dendê) afetadas pela doença amarelecimento fatal.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 6., 2009. Montes Claros. Biodiesel: inovação tecnológica: anais. Lavras: UFLA, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Amarelecimento fatal.
Description: O dendê (Elaeis guineensis Jacq.) é uma atividade agrícola bem sucedida na Amazônia, porém a expansão de seu cultivo e da produtividade esbarra em graves problemas fitossanitários, em especial a doença Amarelecimento Fatal. A presente pesquisa foi idealizada na tentativa de gerar dados anatômicos úteis na elucidação da variabilidade e plasticidade dos tecidos de plantas afetadas com AF imprescindíveis para elucidar questões referentes à resistência da planta. Para tal foram utilizadas folhas de indivíduos adultos doentes com aproximadamente mesmo estádio de crescimento, dos quais pequenos fragmentos foram desidratados em séries alcoólicas e corados com Fuxina básica para obtenção de imagens em Microscópio Eletrônico de Varredura e Microscopia óptica, respectivamente, que revelaram células epidérmicas da face abaxial e adaxial enfileiradas e orientadas em direção paralela ao eixo da nervura, na superfície abaxial apresentam espessa cutinização em relação às da face adaxial, considerando o tamanho e a forma as da primeira apresentam-se longas e variam entre retangulares, tetragonal a pentagonal ou ainda fusiformes, já as da face oposta são curtas com formato uniforme variando pouco entre quadráticas e algumas vezes elípticas. Ambas as epidermes são triestratificadas, na superior a hipoderme é composta por células arredondadas, na inferior variam entre retangulares a quadrangulares. As folhas são anfiestomáticas com estômatos dispostos em fileiras contínuas e descontínuas, ocorrem em maior número na região abaxial e na nervura central. O aparelho estomático é tetracítico com células-guarda em forma de halteres. O mesofilo é composto na face inferior por mais de uma camada paliçada e na face oposta pelo parênquima lacunoso. A nervura central apresenta células epidérmicas, em corte transversal, menores em relação às células da epiderme do mesofilo. Esta análise servirá como parâmetro de comparação com indivíduos saudáveis e permitirá a elucidação de questões ligadas ao AF, ao revelar a conformação anatômica adotada pela planta se afirma como importante ferramenta de consulta em estudos anatômicos que relacionem AF e dendê
Thesagro: Elaeis Guineensis.
Dendê
Data Created: 2013-05-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnatomiaFolhas.pdf23,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace