Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/959973
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CARDOSO, M. J.
CARVALHO, H. W. L. de
GUIMARAES, P. E. de O.
SOUZA, E. M. de
Additional Information: MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS.
Title: Estabilidade da produtividade de grãos de cultivares de milho nas regiões Sudoeste Piauiense, Sul e Leste Maranhense.
Publisher: Revista Científica Rural, Bagé, v. 14, n. 1, p. 84-93, abr. 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Previsibilidade
Interação genótipo X ambiente
Cultivar
Description: Foram avaliados 33 cultivares de milho (22 híbridos e 11 variedades) em 13 ambientes das regiões Sudoeste Piauiense, Sul e Leste Maranhense nas safras 2001/2002, 2002/2003 e 2003/2004 objetivando estudar a adaptabilidade e a estabilidade desses materiais para fins de recomendação. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com três repetições. Os parâmetros de adaptabilidade e estabilidade foram estima- dos utilizando-se a metodologia proposta por Cruz et al. (1989). A análise de variância conjunta mostrou inconsistência no comportamento das cultivares diante das oscilações ambientais. Os híbridos apresentaram melhor adaptação que as variedades, consolidando-se como alternativas importantes para os agricultores que investem em tecnologias modernas de produção. Sobressaíram-se, nas condições favoráveis, os híbridos DAS 766, Pioneer 3021 e Pioneer 30 K 75. Entre as variedades, algumas expressaram adaptabilidade ampla, tais como Sertanejo, Asa Branca, AL 30, AI 34 e São Francisco, as quais podem tomar-se importantes nos sistemas de produção dos agricultores familiares da Região.
Thesagro: Zea mays
Data Created: 2013-06-14
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estabilidadeprodutividade.pdf5,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace